Aurora Coop e Cooperalfa reforçam pedido de cuidados contra Newcastle

Compartilhe essa notícia:

Doença de Newcastle (DNC) é uma enfermidade viral que afeta aves domésticas e silvestres

Numa força-tarefa com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), CIDASC e entidades como FAESC e OCESC, que reforçam o alerta e ressaltam a necessidade de medidas de biosseguridade em granjas avícolas, a Aurora Coop e Cooperalfa, também se manifestam em nome da saúde e segurança dos planteis avícolas catarinenses.

O gerente de avicultura da Aurora, Luiz Carlos Farias, e o gerente de assistência técnica da Alfa, Alex de Marco, falaram ao informativo de rádio desta semana. O gerente Farias chama atenção para um programa de biossegurança da Aurora Coop, que vem sendo implantado no sistema há anos por uma equipe interna de auditorias, que faz o monitoramento e controle do processo de entrada de animais, objetos e pessoas alheias ao sistema de produção nas granjas, para que o risco de contaminação seja mitigado e evitado problemas com doenças da lista A. “E em caso de haver doenças como a Newcastle e Gripe Aviária, descumprindo acordos internacionais, somos impedidos de exportar a carne de frango para esses países”, alertou Farias.

Sobre as medidas de biossegurança do programa Aurora Coop, Luiz Carlos Farias destaca a importância das medidas preventivas como a instalação de cerca para evitar a entrada de animais externos, a tela anti pássaros, barreira sanitária, composteira e cuidados com a preservação e higienização da água consumida pelos animais e a troca do calçado ou uso de botinhas plásticas na entrada do aviário. “Além desse trabalho da auditoria interna, os integrados também são treinados e recebem incentivo de pagamento (R$) para manter essas medidas de biossegurança”.

O gerente de assistência técnica da Cooperalfa, Alex De Marco, disse que a recomendação da Alfa segue a mesma linha da Aurora Coop, orientando a todo momento sobre a importância dos cuidados e as boas práticas nas granjas produtivas de aves e suínos. “As medidas de biosseguridade fazem parte da rotina dos nossos associados e agora mais ainda neste momento de detecção de Newcastle no RS”.

LEIA TAMBÉM  Receita Federal libera consulta ao 2º lote de restituição do IRPF

Enfermidade viral

A Doença de Newcastle (DNC) é uma enfermidade viral que afeta aves domésticas e silvestres, causando sinais clínicos respiratórios, frequentemente seguidos por manifestações nervosas, diarreia e edema da cabeça nestes animais, causando alta mortalidade em curtos espaços de tempo. De notificação obrigatória à Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), ela é causada pela infecção por vírus pertencente ao grupo Paramixovírus aviário sorotipo 1 (APMV-1), virulento em aves de produção comercial.

O consumo da carne de aves e ovos, de estabelecimentos avícolas inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial, permanece seguro à população. Conforme ressaltou o gerente de avicultura da Aurora Coop, “a doença não é considerada uma zoonose, que transmite de animais para humanos, então é um vírus exclusivo de aves e não causa problema nenhum ao consumidor”.

 Fonte: Cooperalfa

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Canetas emagrecedoras reduzem mortes em diabéticos

Estudo no Journal of the American Heart Association analisou mais de 26 mil pacientes com diabetes tipo 2 e doença arterial periférica

Brasil e EUA intensificam negociações para evitar tarifas; novo encontro técnico ocorre na próxima semana

Ministro Márcio Elias Rosa e representante de comércio americano se reúnem pela quarta vez....

Receita Federal abre consulta ao cashback do Imposto de Renda com R$ 460 milhões para 3,5 milhões

Lote especial beneficia contribuintes não obrigados a declarar em 2025; pagamento será em 15...

Preso em Mato Grosso o terceiro envolvido no homicídio de adolescente em Maravilha

Suspeito foi capturado em Confresa durante parada de ônibus; ele tentava fugir para o...