quinta-feira, 8 janeiro, 2026

Aurora Coop e Cooperalfa reforçam pedido de cuidados contra Newcastle

Compartilhe essa notícia:

Doença de Newcastle (DNC) é uma enfermidade viral que afeta aves domésticas e silvestres

Numa força-tarefa com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), CIDASC e entidades como FAESC e OCESC, que reforçam o alerta e ressaltam a necessidade de medidas de biosseguridade em granjas avícolas, a Aurora Coop e Cooperalfa, também se manifestam em nome da saúde e segurança dos planteis avícolas catarinenses.

O gerente de avicultura da Aurora, Luiz Carlos Farias, e o gerente de assistência técnica da Alfa, Alex de Marco, falaram ao informativo de rádio desta semana. O gerente Farias chama atenção para um programa de biossegurança da Aurora Coop, que vem sendo implantado no sistema há anos por uma equipe interna de auditorias, que faz o monitoramento e controle do processo de entrada de animais, objetos e pessoas alheias ao sistema de produção nas granjas, para que o risco de contaminação seja mitigado e evitado problemas com doenças da lista A. “E em caso de haver doenças como a Newcastle e Gripe Aviária, descumprindo acordos internacionais, somos impedidos de exportar a carne de frango para esses países”, alertou Farias.

Sobre as medidas de biossegurança do programa Aurora Coop, Luiz Carlos Farias destaca a importância das medidas preventivas como a instalação de cerca para evitar a entrada de animais externos, a tela anti pássaros, barreira sanitária, composteira e cuidados com a preservação e higienização da água consumida pelos animais e a troca do calçado ou uso de botinhas plásticas na entrada do aviário. “Além desse trabalho da auditoria interna, os integrados também são treinados e recebem incentivo de pagamento (R$) para manter essas medidas de biossegurança”.

O gerente de assistência técnica da Cooperalfa, Alex De Marco, disse que a recomendação da Alfa segue a mesma linha da Aurora Coop, orientando a todo momento sobre a importância dos cuidados e as boas práticas nas granjas produtivas de aves e suínos. “As medidas de biosseguridade fazem parte da rotina dos nossos associados e agora mais ainda neste momento de detecção de Newcastle no RS”.

LEIA TAMBÉM  Mais de 120 municípios de SC correm contra o prazo para implantar a NFS-e nacional

Enfermidade viral

A Doença de Newcastle (DNC) é uma enfermidade viral que afeta aves domésticas e silvestres, causando sinais clínicos respiratórios, frequentemente seguidos por manifestações nervosas, diarreia e edema da cabeça nestes animais, causando alta mortalidade em curtos espaços de tempo. De notificação obrigatória à Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), ela é causada pela infecção por vírus pertencente ao grupo Paramixovírus aviário sorotipo 1 (APMV-1), virulento em aves de produção comercial.

O consumo da carne de aves e ovos, de estabelecimentos avícolas inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial, permanece seguro à população. Conforme ressaltou o gerente de avicultura da Aurora Coop, “a doença não é considerada uma zoonose, que transmite de animais para humanos, então é um vírus exclusivo de aves e não causa problema nenhum ao consumidor”.

 Fonte: Cooperalfa

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Prisão de Nicolás Maduro aprofunda crise na Venezuela e eleva tensão com os Estados Unidos

A prisão de Nicolás Maduro, ocorrida em Caracas na madrugada do último sábado, 03...

Europa reage a ameaças de Trump e articula resposta a possível anexação da Groenlândia

Após novas declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a possibilidade de...

Santa Catarina gerou 275,8 mil empregos com carteira assinada

Todos os cinco grandes grupos de atividades econômicas registraram saldo positivo no estado no...

MEI deve declarar faturamento de 2025 até maio; veja como fazer

Os microempreendedores individuais (MEIs) já podem declarar à Receita Federal quanto faturaram em 2025...