quarta-feira, 14 janeiro, 2026

Venda de veículos sobe 6% em janeiro em comparação a 2024

Compartilhe essa notícia:

A quantidade de veículos automotores (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) vendida em janeiro de 2025 no país foi de 171,2 mil unidades, 6% acima do registrado no mesmo mês do ano passado. Esse é o terceiro ano consecutivo de aumento das vendas no mês de janeiro, atingindo níveis pré-pandemia de covid-19.

Os dados, divulgados nesta segunda-feira 10, são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

A produção de veículos automotores também cresceu, chegou a 175,5 mil unidades, 15,1% superior à de janeiro de 2024. De acordo com a entidade, o aumento na produção está relacionado às exportações que, em janeiro, totalizaram 28,7 mil unidades, um salto de 52,3% sobre o mesmo mês do ano passado.

Já as importações chegaram a 39,3 mil unidades, 24,8% acima do registrado em janeiro de 2024. A participação das vendas dos importados tem aumentado em janeiro: 14,3% em 2022 e 2023; 19,5%, em 2024; e 23%, em 2025.

Aumento de custos

Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima e Leite, a taxa de juros elevada, assim como a alta no preço do dólar, ocorrida no final de 2024, terão impacto nos custos de produção dos veículos no país. Ele ressalvou, no entanto, que o repasse da elevação dos custos ao consumidor final dependerá da estratégia comercial de cada fabricante.

“Sem dúvida, as empresas tiveram um aumento de custos de produção nesses últimos dois meses. Tivemos aumento do preço em si impactado por juros, impactado por câmbio. É uma indústria que teve um aumento de custo na sua produção. Mas se isso vai ser repassado, aí cada montadora, cada fabricante, cada marca tem a sua estratégia de mercado”, destacou.

LEIA TAMBÉM  Indústria têxtil de Santa Catarina acelera inovação

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

O que muda após um ano de vigência da Lei 15.100/2025? Nesta terça-feira, 13 de...

Papa Leão dispensa ex-padre de Chapecó

Nota da arquidiocese informa fiéis sobre nulidade de sacramentos recebidos pelo religioso

Municípios que não alcançaram a arrecadação esperada terão que readequar gastos

Orientação do Tribunal de Contas foi feita para 26 municípios de Santa Catarina. Chapecó é um deles

Entenda o que é o Acordo Mercosul – União Europeia

Após mais de 25 anos de negociações, o acordo comercial entre Mercosul e União...