terça-feira, 14 outubro, 2025

Inédito e curioso: calor faz pipoca estourar na lavoura

Compartilhe essa notícia:

A temperatura média da terra está cada vez mais alta. E o verão, então, é a estação em que são registrados os maiores picos de calor. Mas se alguém contasse que viu pipocas estalarem no campo, antes de serem colhidas, você acreditaria?

Esta semana a leitora da Folha Desbravador Claudia Battestin enviou um vídeo mostrando o flagrante em que uma espiga de pipoca aparece com grãos já estourados. O fato aconteceu em Maravilha, cidade localizada a 80 quilômetros de Chapecó, na propriedade de um tio de Cláudia.

Por lá o agricultor José Bianchi cultiva pipocas em terrenos baldios no bairro Estrela e esta semana ficou surpreso com o que encontrou na lavoura, na hora de colher a produção. Parte dos grãos estavam estourados e não puderam ser aproveitados.

O agrônomo Fábio Busnello, que trabalha na Unochapecó, explica as causas para que isso ocorra.

“Em ano de estiagem esta situação pode ocorrer, mas aqui na região de Chapecó não se tinha este registro. Isso ocorre sempre que a temperatura ultrapassa e se mantém acima dos 32ºC e a umidade estiver abaixo dos 50%, condições que foram frequentes esta semana”, explicou.

CALOR CONTINUA

O mês de janeiro de 2025 foi o mais quente já registrado na história, com temperaturas 1,75°C mais elevadas do que as do final do século XIX. A meteorologia prevê que as temperaturas devem se manter altas nas próximas semanas. Mesmo com a possibilidade de chuva, o calor deve continuar.

CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO COMPLETO

LEIA TAMBÉM  Governo lança consulta sobre fim da exigência de autoescola para CNH

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Violência sexual é violação que mais vitima meninas

De cada dez brasileiros nove (87%) destacam a violência sexual como o tipo de...

Docilidade e genética de excelência: raça Tabapuã marca presença na Efapi do Brasil

Criador de Concórdia destaca a docilidade e a genética aprimorada da raça Tabapuã em sua terceira participação na feira

Ministério da Saúde envia segunda remessa de antídoto contra intoxicação por metanol a nove estados

O Ministério da Saúde iniciou nesta terça-feira (7) o envio da segunda remessa de...

Sicredi marca presença na Efapi 2025

A Sicredi Região da Produção participa ativamente da Efapi 2025, uma das maiores feiras...