sexta-feira, 30 janeiro, 2026

Santa Catarina apresenta redução nos dados criminais de 2023

Compartilhe essa notícia:

Os dados sobre o número de ocorrências foram compilados pela gerência de estatística e análise criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e abrangem o período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023, comparado ao mesmo intervalo do ano anterior

Conforme a SSP/SC, indicadores criminais demonstram decréscimo significativo ao longo do ano de 2023 em Santa Catarina. O desempenho exemplar das forças de Segurança, compreendendo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica, aliado aos investimentos do Governo do Estado, à colaboração entre os órgãos policiais, aos planejamentos de inteligência e a um conjunto de medidas de combate ao crime, são apontados como fatores-chave para posicionar Santa Catarina como o Estado mais seguro do país.

Os dados sobre o número de ocorrências foram compilados pela gerência de estatística e análise criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e abrangem o período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023, comparado ao mesmo intervalo do ano anterior.

Em 2023, observou-se uma diminuição nos crimes, tais como latrocínios (-52%), roubos (-14,5%), homicídios (-4,2%), feminicídios (-1,8%), furtos (-2,4%) e lesão corporal seguida de morte (-20%). Em relação ao panorama geral de mortes violentas, incluindo homicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e confronto policial, houve uma redução de -1%.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, Sargento Lima, os resultados refletem a competência dos servidores das instituições que compõem a segurança pública catarinense. “Atribuo diretamente à competência de cada um dos servidores que compõem o nosso quadro da segurança pública do Estado: os Bombeiros, a Polícia Científica, a Polícia Civil e a Polícia Militar, todos extremamente técnicos, que sabem o que estão fazendo e estão trabalhando motivados”, destaca o secretário.

LEIA TAMBÉM  Inmetro alerta: uso correto do bebê conforto é vital para a segurança de recém-nascidos

Para o ano de 2024, o foco é manter a tendência de queda da criminalidade e manter a intensidade das ações no estado. “O nosso objetivo é manter os bons números, com muito trabalho e muito esforço de todos da Segurança Pública e do nosso próprio governador do Estado, Jorginho Mello”, afirma o secretário Sargento Lima.

Conforme a SSP, os roubos e furtos a instituições financeiras registraram uma diminuição de (-28,9%). Além disso, os roubos e furtos de veículos apresentaram uma queda (-11,5%), assim como os estelionatos (-3,1%). Por outro lado, os casos de violência doméstica, englobando crimes como ameaça, calúnia, injúria, difamação, estupro, lesão corporal dolosa e vias de fato, cresceram 6,8%, enquanto as mortes em confronto policial aumentaram 79,5%.

Ainda segundo a SSP, 146 municípios em Santa Catarina não registraram ocorrências de homicídios em 2023, representando 49,5% dos municípios catarinenses. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado foi de 7,5, a mais baixa dos últimos quatro anos em SC.

REGISTROS

Dos homicídios registrados em 2023, 50,2% ocorreram nos finais de semana, e 49,8% em dias de semana. Adicionalmente, 54,7% dos homicídios no Estado foram registrados no período noturno, enquanto 45,3% no período diurno.

A SSP informa ainda que 40,4% dos homicídios ocorreram em via pública e 38,5% em residências. Dos homicídios registrados, 40,4% envolveram o uso de arma de fogo e 32,5% o uso de arma branca.

Região Norte do Estado Apresenta Queda de 44% nos Roubos

Conforme dados do 5º Comando Regional de Polícia Militar, com sede em Joinville e em sua área de abrangência, o número de roubos em geral diminuiu 44% em relação ao mesmo período de 2022, os furtos reduziram em 13%, e o número de homicídios caiu 11%.

LEIA TAMBÉM  Plano de Contingência Multirriscos prepara escolas de Santa Catarina para emergências

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Brasil vai conceder isenção de visto a cidadãos chineses, anuncia Governo Federal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o Brasil concederá isenção de...

Resultado individual do Sisu 2026 já está disponível para consulta

Os candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 já podem consultar seu resultado...

Carreta desgovernada colide em oito veículos e deixa nove feridos

Uma carreta desgovernada colidiu em oito veículos na Avenida Fernando Machado, em Chapecó, na...

Bombeiros atendem vítima grave em capotamento no Oeste

Um acidente de trândito grave mobilizou o 14º Batalhão de Bombeiros Militar na noite...