quarta-feira, 29 outubro, 2025

Secretaria promove ações preventivas para o Carnaval 2024

Compartilhe essa notícia:

Entre os dias 10 e 13 de fevereiro acontece o Carnaval, uma festa tradicional onde as pessoas aproveitam a festa e a diversão. Mas para aproveitar esse momento com cuidado e segurança, a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde realizará ação de orientação aos foliões.

De acordo com o Secretário da Saúde de Chapecó, Jader Danielli, entre as ações estão a Campanha de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com  disponibilização de preservativos nos Centros de Saúde da Família; oferta de testagem rápida para as IST; Educação em Saúde e Sala de Espera sobre prevenção de IST; orientações sobre PrEP e PEP.

Além disso, terá também ação de orientação, testagem e aconselhamento, em parceria com a Secretaria da Família e Proteção Social, na terça-feira (06) no Carnaval dos Idosos, das 13h30 às 18 horas, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês.

Também terá ação de Testagem e Aconselhamento, com o Vacimóvel, na sexta-feira (09), das 13h às 18 horas na praça Coronel Bertaso.

Danielli comenta ainda que além das ações, todos os Centros de Saúde da Família também realizam a testagem, a distribuição de preservativos e as orientações sobre as IST’s, nos horários de atendimento de cada unidade de saúde de referência do usuário. A Farmácia Central, localizada na Arena Condá, também realiza a distribuição de preservativos aos usuários. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 07h30 às 22h e nos sábados, domingos das 16h às 20 horas de no facultativo (segunda e terça feira) das 8 às 20h.

O Secretário falou ainda que no município de Chapecó conta com o Serviço de Atendimento Especializado – SAE que fica localizado na Rua Jorge Lacerda, 75, Centro, anexo a Policlínica Municipal. O serviço atende e acompanha pacientes em tratamento vivendo com HIV/AIDS, de Chapecó e mais 36 municípios. “As atividades de orientação são importantes para reforçar a prevenção e detecção precoce dessas doenças, promovendo um atendimento adequado a esses usuários”, enfatizou.

LEIA TAMBÉM  Ministro da Saúde defende debate político e religioso para reduzir gravidez na adolescência

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Prefeitura cadastra voluntários para atuar nos JASC 2025 em Chapecó

A Prefeitura de Chapecó, em parceria com a Comissão Central Organizadora dos Jogos Abertos...

Polícia Militar Rodoviária apreende R$ 20 mil em produtos de descaminho em Chapecó

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv), em operação conjunta com a Receita Federal, apreendeu cerca...

Jogador punido com mais jogos que agressor em caso de racismo no futebol paranaense

O Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) julgou nesta semana um caso de...

Documentário “Pedra Vermelha” retrata resistência de comunidades ribeirinhas em SC

O documentário “Pedra Vermelha”, da Margot Filmes, segue sua trajetória em festivais de cinema...