O cantor e compositor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), revelou seu filho e empresário, Augusto Nascimento, por meio das redes sociais. A condição é um distúrbio neurodegenerativo que provoca declínio nas funções de pensamento, movimento, comportamento, cognição e humor.
Primeiros sinais e evolução do quadro
Segundo Augusto, os primeiros comportamentos diferentes começaram a ser notados no final de 2024, mas sem maiores preocupações iniciais. Com o passar do tempo, as alterações se intensificaram, somadas ao avanço do Parkinson, diagnosticado em 2022. O quadro passou a afetar atividades simples do dia a dia, como a alimentação e a ingestão de líquidos.
Viagem de despedida
Em maio deste ano, pai e filho realizaram uma viagem de motorhome, percorrendo cerca de 4 mil quilômetros. “Ele sempre ao meu lado de copiloto, escolhendo as músicas, tal qual sempre fizemos. De alguma forma, eu sabia que aquela viagem seria uma despedida desses momentos”, relatou Augusto, destacando que, apesar das limitações, Milton se divertiu muito e chegou a dizer que aquela havia sido “a melhor viagem da vida dele”.
Diagnóstico confirmado
De volta ao Brasil, Milton precisou de cuidados médicos após um episódio de desidratação. A partir desse momento, segundo o filho, a saúde do cantor passou a se deteriorar rapidamente, até a confirmação do diagnóstico de demência por corpos de Lewy.
“Nossos diálogos, desde então, têm sido, em sua maioria, silenciosos ou um pouco confusos. Meu pai me chama e tenta falar comigo, mas nem sempre consegue se expressar”, afirmou Augusto, lembrando também das mudanças na rotina familiar e da ausência de gestos que faziam parte da convivência com o pai.
O que é a demência por corpos de Lewy
A demência por corpos de Lewy é considerada o terceiro tipo mais comum de demência, com sintomas semelhantes aos do Mal de Alzheimer e do Parkinson. Ela se manifesta por alterações cognitivas, dificuldades motoras, mudanças de humor e de comportamento.