sexta-feira, 25 julho, 2025

Lei reconhece fibromialgia como deficiência em todo o Brasil

Compartilhe essa notícia:

A partir de janeiro de 2026, pessoas com fibromialgia passarão a ser reconhecidas como pessoas com deficiência (PcD) em todo o Brasil. A Lei 15.176, de 2025, que estabelece a medida, foi publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial da União, após sanção sem vetos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Quando a lei entra em vigor

A norma foi aprovada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho e passará a valer em 180 dias, ou seja, a partir de janeiro do próximo ano.

O que é fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome que provoca dores nos músculos e articulações, além de sintomas como tontura, fadiga, ansiedade e depressão. Sua origem não é totalmente conhecida, mas está relacionada à sensibilização central, uma disfunção em que os neurônios ligados à dor tornam-se excessivamente excitáveis.

>>>Veja mais notícias de Chapecó<<<

Direitos garantidos

Com a nova lei, pessoas com fibromialgia terão acesso aos mesmos direitos previstos para PcDs, como:

  • Cotas em concursos públicos
  • Isenção de IPI na compra de veículos

Para garantir os benefícios, uma equipe de saúde formada por médicos e psicólogos deverá atestar a limitação do paciente para participação em atividades em igualdade com outras pessoas.

Atendimento pelo SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) já oferece tratamento para pessoas com fibromialgia. No Distrito Federal, por exemplo, a condição já era considerada deficiência antes mesmo da lei federal. Agora, a regra passa a valer para todo o país.

LEIA TAMBÉM  Justiça determina que SUS realize fertilização in vitro para mulher de Chapecó

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

CASAN interliga adutora ao reservatório R2 e pode faltar água em Chapecó

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) realiza nesta quarta-feira (23) a interligação...

Chapecó tem segunda maior intenção   de gasto para o dia dos pais

O Dia dos Pais é mais uma data especial que traz estímulos para a...

Alckmin: decisão de Moraes não deve comprometer negociações com EUA

Vice-presidente descarta impacto de decisão judicial nas tratativas comerciais A decisão do ministro Alexandre de...

Exposição valoriza História da Fundeste/Unochapecó

Valorizar e apresentar a história de 55 anos da Fundeste/Unochapecó, destacando passado e presente...