quarta-feira, 30 julho, 2025

HRO detalha avanços e investimentos em sessão na Câmara de Chapecó

Compartilhe essa notícia:

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (12), a Câmara de Vereadores de Chapecó recebeu representantes da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, responsável pela gestão do Hospital Regional do Oeste (HRO). A visita foi viabilizada por requerimento do vereador André Caetano Kovaleski (PL) e teve como objetivo apresentar os avanços estruturais, novos credenciamentos, melhorias na gestão e investimentos recentes na instituição de saúde.

Participaram da sessão o presidente da Associação, Mauro Damo, e o secretário Douglas Braun, que destacaram o caráter voluntário da entidade, formada por 48 associações comunitárias e clubes de serviço. Há 26 anos, a associação administra o HRO de forma filantrópica, buscando alternativas para suprir a defasagem de repasses do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Os recursos do SUS não cobrem nem um terço das despesas reais. Com o convênio firmado com o Governo de Santa Catarina, temos hoje um planejamento com repasses mensais, o que dá segurança para enfrentar desafios e investir em melhorias, como a reforma do pronto-socorro, que terá aporte de cerca de R$ 6 milhões”, explicou Mauro Damo.

Douglas Braun ressaltou a importância do modelo de gestão comunitária, que envolve diretamente a sociedade nas decisões e na sustentação do hospital. De acordo com ele, o convênio estadual firmado no fim de 2023 garante um repasse mensal de R$ 4 milhões, essencial para manter o funcionamento da unidade.

Entre os avanços destacados, estão a ampliação de leitos de UTI, melhorias na oncopediatria e o aumento no número de cirurgias eletivas, que passou de 790 para mais de 1.300 por mês — com meta de chegar a 1.800 até o fim do ano. “A reforma do pronto-socorro, com conclusão prevista ainda para 2025, deve elevar a capacidade de atendimento de casos graves de 180 para 260 pacientes por dia”, informou.

LEIA TAMBÉM  Parceria entre Brics aumenta capacidade de produção de medicamentos

O vereador André Kovaleski destacou a importância da aproximação entre o Legislativo e a gestão hospitalar: “É fundamental que a população tenha conhecimento do esforço coletivo para qualificar o atendimento em saúde na nossa cidade”.

A sessão evidenciou o compromisso da Câmara com a pauta da saúde pública e reforçou a importância da articulação entre poder público, entidades e sociedade civil para o fortalecimento dos serviços oferecidos pelo HRO à população de Chapecó e região.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

CFM proíbe uso de anestesia para realização de tatuagens

Medida restringe aplicação até mesmo em áreas sensíveis e é válida para todos os...

Atílio Fontana está em meia pista no sentido Centro/Bairro

A Prefeitura de Chapecó informa que a avenida Attilio Fontana está em meia pista...

Prévia da inflação sobe para 0,33% em julho pressionada pela conta de luz

A conta de luz mais cara fez a prévia da inflação subir em julho....

Sebrae reúne empreendedoras em Chapecó

Mais de 40 empreendedoras ocuparam o auditório da AMOSC, no centro de Chapecó, em...