A Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira e o Hospital Regional do Oeste alertam à população de Chapecó sobre o aumento de internações em UTI por problemas respiratórios graves, relacionados a COVID-19 e outras infecções do trato respiratório.
A equipe do HRO solicita a contribuição da comunidade e de toda a população para que se redobrem os cuidados e colaborem para evitar o contágio, tomando todas as medidas necessárias para conter a disseminação de doenças respiratórias.
Os cuidados são velhos conhecidos de todos como: Distanciamento físico de pelo menos 1 metro; Não visitar pessoas no hospital se estiver com sintomas de gripe ou outra doença respiratória; Higienização das mãos com água e sabão e ou uso de álcool em gel; Uso correto da máscara facial; Limpeza e desinfeção de ambientes; Isolamento de casos suspeitos e confirmados; Etiqueta respiratória (cuidado ao espirrar e tossir: cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o antebraço, e nunca com as mãos); Manter os ambientes arejados; Evite aglomerações desnecessárias.
É importante também que cada um verifique a sua carteira de vacinação e mantenha as vacinas em dia para garantir a proteção contra possíveis doenças.
Em caso de sintomas, evite contato com pessoas pertencentes a grupos de risco como crianças pequenas, gestantes, idosos e pessoas com problemas de saúde crônicos. Além disso, a orientação é utilizar máscara e procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima.