versão digital da Caderneta de Saúde da Criança já está disponível para pais e responsáveis através do aplicativo Meu SUS Digital. Agora, as famílias podem acompanhar o histórico de vacinas, a previsão para as próximas doses e o envio de notificações com lembretes para a hora de vacinar a criança.
“Na medida em que a criança é acompanhada na atenção básica, e o profissional faz os registros do acompanhamento das informações mais importantes sobre a saúde da criança, isso passa a estar disponível na caderneta digital, em tempo real, no meu SUS Digital”, diz Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde
A versão física da Caderneta vai continuar a ser distribuída nas unidades de saúde. A versão digital é uma ferramenta adicional para que pais, mães, responsáveis e cuidadores tenham acesso a informações essenciais sobre os cuidados e o desenvolvimento das crianças desde os primeiros dias de vida.
“Não apenas as informações estão lá disponíveis, como são interativas e estão integradas com o prontuário eletrônico da Atenção Primária à Saúde. Então, na medida em que a criança é acompanhada na atenção básica, e o profissional faz os registros do acompanhamento das informações mais importantes sobre a saúde da criança, isso passa a estar disponível na caderneta digital, em tempo real, no meu SUS Digital”, afirmou a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, em entrevista à Voz do Brasil desta segunda-feira, 14 de abril.
O documento reúne duas áreas fundamentais de atenção à saúde infantil: Registros de Saúde e Cuidados da Família.
REGISTROS DE SAÚDE — Essa área reúne ferramentas práticas para acompanhamento da vacinação, crescimento e desenvolvimento infantil, além do histórico clínico com informações sobre consultas e atendimentos realizados. Reúne, em um só lugar, as principais informações para monitorar a saúde e o bem-estar das crianças:
- Vacinação: histórico, previsão de próximas doses e notificações para lembrar de vacinar.
- Crescimento Infantil: registros de peso, altura, perímetro cefálico e IMC, com gráficos de evolução.
- Desenvolvimento Infantil: acompanhamento dos marcos de desenvolvimento, com alertas de atenção.
- Saúde Bucal: informações sobre o crescimento dos dentes e cuidados essenciais.
- Histórico Clínico: dados sobre consultas, atendimentos e procedimentos.
Ana Estela Haddad ressalta que, apesar de o acesso ao aplicativo não acontecer ao mesmo tempo para todo mundo, através da transformação digital do SUS dados antigos também irão para a versão digital. “Para que a gente não perca o acompanhamento de nenhuma criança, a caderneta física continua sendo distribuída. A vantagem da digital, entretanto, é a disponibilidade que rompe a barreira física e de tempo, além da interação”.