quarta-feira, 18 fevereiro, 2026

Universidade Gratuita tem edital lançado para o segundo semestre de 2024

Compartilhe essa notícia:

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), lançou o edital do Programa Universidade Gratuita para o segundo semestre de 2024 nesta segunda-feira, 29. Os critérios para cadastramento, cronograma e requisitos para participar do processo de concessão estão disponíveis no site do programa.

O cronograma de renovações inicia na próxima quinta-feira, 1º, para os estudantes já beneficiados. Eles terão até as 19h do dia 7 de agosto para realizar os procedimentos de renovação no sistema e entregar os documentos comprobatórios solicitados pela Instituição de Ensino Superior (IES) na qual estão matriculados. Haverá um novo período para recadastramento, indicado para realizar correções ou finalizações, do dia 15 ao dia 16 de agosto, até as 19h.

Já as inscrições para novos candidatos ao programa estarão disponíveis a partir do dia 20 de agosto e vão até o dia 30 do mesmo mês. Para participar do Programa Universidade Gratuita, o estudante deve estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial nas instituições universitárias cadastradas. Confira as instituições participantes no link.

Os estudantes beneficiados por bolsa do UNIEDU ou do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) que tenham interesse em realizar o cadastro para participar do Programa Universidade Gratuita devem, primeiramente, interromper o recebimento do benefício e realizar o cadastramento de acordo com o cronograma de inscrições.

Universidade Gratuita

O Programa Universidade Gratuita é o maior programa estadual de formação superior do Brasil. É o apoio para quem quer permanecer em uma universidade mas tem dificuldade para pagar as mensalidades. Serão R$ 1,2 bilhão investidos até 2026, gerando até 70 mil vagas. O programa contempla várias universidades e centros universitários de todas as regiões do Estado.

LEIA TAMBÉM  Governo de SC anuncia recursos para o setor leiteiro

Em contrapartida, os alunos retribuem com 20 horas de trabalho na sua área de formação, para cada mês que estudarem de graça. Isso pode ser durante o curso ou até 2 anos depois de se formar. As universidades participantes possuem um termo de cooperação com diversas instituições nas quais os alunos irão retribuir com o seu trabalho.

FUMDES

O edital do FUMDES também foi publicado nesta segunda-feira. Os estudantes já contemplados poderão realizar as renovações entre os dias 1º e 7 de agosto, até as 19h, e 15 e 16 de agosto, até as 19h, para preencher os dados no sistema e entregar a documentação necessária na IES na qual estão cursando a graduação presencialmente.

As inscrições para novos candidatos acontecem entre os dias 20 e 30 de agosto, até 19h. Nesse período, o estudante deve realizar o cadastro no sistema e entregar os documentos comprobatórios na instituição onde cursa a graduação.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Setor de serviços fecha 2025 com crescimento de 2,8%, quinto ano consecutivo de alta

O setor de serviços brasileiro encerrou 2025 com expansão de 2,8%, marcando o quinto...

Programa Atleta do Futuro abre 12 modalidades esportivas gratuitas. Veja como se inscrever

Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos já podem se inscrever no Programa...

Ministério da Saúde alerta para queda nos estoques de sangue durante o carnaval

O Ministério da Saúde reforçou a importância da doação voluntária de sangue antes do...

Educação ambiental passa a integrar formação de professores da rede estadual de SC em 2026

Pela primeira vez na história da rede estadual de ensino de Santa Catarina, a...