sábado, 6 setembro, 2025

Santa Catarina abre 18 editais para ampliar trabalho prisional e beneficiar até 2 mil presos

Compartilhe essa notícia:

A Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) publicou 18 editais de chamamento público que seguem com inscrições abertas. O objetivo é ampliar as oportunidades de trabalho no sistema prisional de Santa Catarina, destinando 30 espaços — já construídos ou disponíveis para novas edificações — ao uso de empresas interessadas. Ao todo, são cerca de 19 mil m² que poderão receber oficinas de produção, com capacidade de absorver até 2.000 presos em atividades laborais.

Para o próximo mês, está prevista a abertura de outros 18 editais, que ofertarão mais 40 áreas, somando 13 mil m² e criando condições para que até 1.200 presos sejam inseridos em atividades de trabalho.

Trabalho como ferramenta de ressocialização

A secretária de Justiça e Reintegração Social, Daniele Amorim, destaca que a iniciativa busca fortalecer a reinserção social: “Estamos ampliando as parcerias com empresas de diferentes setores porque acreditamos no trabalho como caminho essencial para a transformação social. Essa política permite que os presos tenham uma nova perspectiva de vida e, ao mesmo tempo, que as empresas tenham acesso a mão de obra produtiva e qualificada”, afirma.

Santa Catarina é referência nacional

O trabalho prisional em Santa Catarina está ligado principalmente aos setores têxtil, eletrônico, plástico e de montagem. Atualmente, cerca de 100 empresas mantêm oficinas dentro das unidades, entre elas Intelbrás, Khronos, WEG, Tigre e Taschibra.

Mais de 7.500 presos trabalham de forma remunerada, colocando o estado como o segundo do país em número de detentos empregados, atrás apenas de São Paulo — cuja população carcerária é sete vezes maior.

Benefícios para empresas parceiras

A contratação de presos segue a Lei de Execuções Penais e garante vantagens às empresas, como a não incidência de encargos trabalhistas (FGTS, férias, 13º salário, INSS, entre outros). Além disso, oficinas instaladas dentro das unidades podem ter isenção de IPTU, aluguel, energia elétrica e água, conforme a atividade desenvolvida.

LEIA TAMBÉM  Pedra Vermelha: documentário sobre resistência popular ganha destaque em festivais de cinema

Segundo o coordenador de Trabalho e Renda da Sejuri, Fábio Roberto Ramos, as parcerias geram benefícios sociais e econômicos: “Quando a empresa participa desse processo, ela não está apenas otimizando seus custos de produção, mas também contribuindo diretamente para a reintegração social e para a redução da reincidência criminal”.

Como participar

As jornadas variam de 6 a 8 horas diárias, com descanso remunerado em domingos e feriados. Além da remição da pena (três dias de trabalho = um dia a menos de sentença), o trabalho proporciona capacitação, geração de renda e maior chance de reinserção social.

Empresas interessadas podem acessar os editais de chamamento público no site da Sejuri. Mais informações pelos telefones: (48) 3665-7344 e WhatsApp (48) 8871-4601.

Editais em destaque

  • Penitenciária de São Pedro de Alcântara (COPE): 680m² / 85 vagas – inscrições até 08/09/2025 – link do edital
  • Presídio Feminino de Chapecó: 191,48m² / 60 vagas e 260m² / 70 vagas – até 08/09/2025 – link do edital
  • Penitenciária Regional de Curitibanos: 7.900m² / 270 vagas – até 10/09/2025 – link do edital
  • Presídio Regional de Itajaí: 520m² / 120 vagas e 182m² / 60 vagas – até 11/09/2025 – link do edital
  • Penitenciária Agrícola de Chapecó: 1.295m² / 129 vagas – até 21/09/2025 – link do edital

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Chape Futsal enfrenta Jaraguá após oito anos em clássico do Estadual Série Ouro

Atual campeão da Liga Nacional, time do Norte do Estado visita Chapecó nesta quarta-feira...

Sicoob está entre as 30 maiores empresas ESG no Brasil

O Sicoob, instituição financeira cooperativa com mais de 9 milhões de cooperados, está entre...

Moraes pede sessão extra no STF para julgar Bolsonaro e aliados na trama golpista

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou nesta sexta-feira (5)...

Prouni prazo para comprovar informações termina na sexta-feira

A lista de espera do Prouni 2025/2 é voltada aos inscritos que não foram...