sexta-feira, 22 novembro, 2024

Atestado médico de diabetes tipo 1 passa ter validade indeterminada

Compartilhe essa notícia:

Os deputados estaduais aprovaram na tarde da terça-feira 4, durante a sessão ordinária realizada em Joinville por meio do Programa Alesc Itinerante, o projeto de lei (PL) de autoria do deputado Lucas Neves (Podemos) que estabelece prazo de validade indeterminado para laudo médico que ateste a diabetes tipo 1. A proposta, que consta no PL 443/2023, passará pela votação da Redação Final antes de ser encaminhada para análise do governador.

O autor do projeto destacou que a iniciativa foi um pedido da Associação Doce Vida, de Lages, que representa diabéticos da região Serrana e tem o objetivo principal evitar que os pacientes da diabetes tipo 1, que é incurável, tenham que sempre renovar os laudos que atestem a doença.

Lucas citou o caso de uma menina de 9 anos de Erval Velho, chamada Melissa, que a cada três meses precisa ir ao médico para renovar o laudo. “A aprovação desse projeto é para que a Melissa e outras crianças, adolescentes, adultos não precisem mais renovar esses atestados de tempos em tempos”, disse o deputado. “Não faz sentido renovar sempre o laudo para uma doença que não tem cura.”

Mais projetos
O Plenário do Alesc Itinerante também aprovou o PL 376/2023, do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), que inclui no mês Junho Violeta, dedicado às ações educativas de conscientização e prevenção da violência contra a pessoa idosa, a previsão de ações com o mesmo objetivo, voltadas também à prevenção à violência da pessoa com deficiência.

De autoria do deputado Maurício Eskudlark (PL), foi aprovado, ainda, o PL 438/2023, que dá o nome de  Erich Ludwig Schreiner ao trecho da Rodovia SC-340 entre o Distrito de Espraiado e a sede do Município de Timbó Grande. Os dois projetos seguem para votação da Redação Final.

LEIA TAMBÉM  Fux determina que governo proíba uso de benefícios sociais em bets

Utilidade pública
Os deputados aprovaram nove projetos de lei referentes à concessão de título de utilidade pública a entidades da região de Joinville. Entre elas, está a Associação Comunidade de Inclusão Social Eis-me Aqui, de Joinville, responsável pelo acolhimento de pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. A atuação da entidade foi elogiada pelo autor do projeto, deputado Fernando Krelling (MDB).

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Justiça da Argentina ordena prisão de 61 foragidos do 8 de janeiro

A Justiça da Argentina emitiu mandados de prisão contra os 61 foragidos brasileiros que...

Sábado é o Dia D de Combate à Dengue

De acordo com o gerente da Vigilância em Saúde do Município, Rodrigo Momoli, um...

Chape vence o Guarani por 1×0 e se classifica para as semifinais da Copa Santa Catarina sub-17

Em confronto válido pela segunda partida das quartas de final da Copa Santa Catarina...
error: Este conteúdo é protegido !!