sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Oito novas varas federais em SC devem começar a operar no 1º semestre de 2026

Compartilhe essa notícia:

O processo de instalação de oito novas varas federais em Santa Catarina deve ter início no primeiro semestre de 2026. A confirmação foi dada pelo presidente do TRF4, desembargador João Batista Pinto Silveira, ao presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, em reunião nesta terça-feira (2). A proposta concreta para a criação das unidades será formalizada no início do próximo ano.

O encontro, realizado na sede da Justiça Federal em Florianópolis, tratou de pautas estratégicas para a advocacia e a prestação jurisdicional no estado. As novas varas são um pleito antigo da OAB/SC e visam desafogar a demanda e aproximar a Justiça Federal do cidadão. “A OAB/SC acompanha este processo com grande expectativa”, afirmou Mandelli.

Implementação será gradual a partir de 2026

Segundo Jorge Mazera, diretor da OAB/SC, a implementação ocorrerá de forma gradual. “A previsão é de que a implementação ocorra de forma gradual, com a possibilidade de que algumas dessas varas já entrem em funcionamento no primeiro semestre de 2026”, explicou. Os estudos para a implantação já estão em fase avançada, conforme adiantou o presidente do TRF4.

Transição da vara de saúde em Brusque e processos previdenciários

A reunião também abordou a recente transformação da Vara Federal de Brusque. Com a extinção dos Núcleos de Saúde, ela passou a concentrar todas as demandas estaduais dessa área. A OAB/SC manifestou preocupação com a fase de transição, destacando a necessidade de garantir eficiência no atendimento, dada a sensibilidade dos casos.

“Qualquer solução deve equilibrar a agilidade processual com a manutenção da qualidade decisória”, ressaltou Mandelli. Além disso, os líderes discutiram a situação dos processos previdenciários. O foco foi buscar alternativas para melhorar a fluidez e a segurança jurídica dessas ações, sem abrir mão da qualidade técnica.

LEIA TAMBÉM  Santa Catarina consolida título de estado mais seguro com números recordes da polícia

Portanto, os avanços representam um esforço conjunto para modernizar e agilizar a Justiça Federal em Santa Catarina. A criação das varas é um passo fundamental para reduzir a sobrecarga do sistema e melhorar o acesso à justiça.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Adolescente é apreendido pela PM com drogas e arsenal de armas em Chapecó

Um adolescente de apenas 13 anos foi apreendido pela polícia com um arsenal de...

Segundo período para matrícula de alunos novos inicia nesta sexta 05

Inicia amanhã, 5 de dezembro, e segue até o dia 6 de dezembro o...

Trabalhador morre ao cair dentro de máquina industrial em Chapecó. Essa é a terceira morte da semana

Um trabalhador morreu vítima de acidente laboral na manhã desta sexta-feira (28) em Chapecó....

SC lança campanha para manter parte do IR no estado com repasse de R$ 105 milhões

O governador Jorginho Mello e a vice-governadora Marilisa Boehm lançaram nesta terça-feira (2) a...