sábado, 25 outubro, 2025

Documentário “Pedra Vermelha” retrata resistência de comunidades ribeirinhas em SC

Compartilhe essa notícia:

O documentário “Pedra Vermelha”, da Margot Filmes, segue sua trajetória em festivais de cinema ambiental na América Latina. Entre outubro e novembro, às vésperas da COP 30, o longa será exibido em quatro importantes eventos, ampliando o debate sobre a preservação ambiental e a resistência comunitária.

Premiações e exibições anteriores

Após sua estreia nacional no 22º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (CINEMATO) em julho, o filme recebeu Menção Honrosa no VIII Curta Lages – Festival Internacional de Cinema de Lages/SC. Também integrou o 1º Cine Curta POA (RS), o 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), o 10º Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.doc e o 7º FICC Terra, no México.

História e temática central

Desenvolvido a partir do Prêmio Catarinense de Cinema da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o documentário apresenta a luta de comunidades ribeirinhas contra a construção da Usina Hidrelétrica de Itapiranga, no oeste de Santa Catarina. Com duração de 97 minutos, o filme mostra mais de 40 anos de resistência para preservar o último trecho do Rio Uruguai no Brasil.

O longa destaca múltiplas vozes e memórias coletivas, evidenciando a força dos movimentos sociais e lideranças comunitárias que enfrentam o avanço do empreendimento, ameaçando terras, modos de vida e histórias locais.

Mobilização social e resistência

O projeto de aproveitamento hídrico do Rio Uruguai, previsto nos anos 60 pelo Inventário Hidroenergético da Eletrobrás, afetaria sete cidades de SC e RS. A resistência reuniu comunidades ribeirinhas, municípios vizinhos, sindicatos, igrejas e organizações locais.

Roque Theobald, morador de Linhas Ervas (Mondaí) e integrante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) desde 1980, lembra: “A barragem significa destruição e não desenvolvimento. Destrói o rio, a natureza, as histórias, a comunidade, a cultura”.

Mulheres da comunidade também protagonizaram a resistência, assumindo liderança e administração das propriedades enquanto seus companheiros organizavam ações coletivas. Adélia Maria Schmitz, integrante do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), reforça a importância da participação feminina na luta pela terra e pelo rio.

Vozes das comunidades

O filme apresenta 37 personagens e amplia a narrativa com arquivos históricos e imagens do Rio Uruguai, mostrando a relação afetiva das comunidades com o território. Vito Sausen, liderança comunitária e militante do MAB, afirma: “Podemos contar essa história para os filhos e netos tudo o que foi feito em defesa da terra e do meio ambiente”.

Os diretores Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt destacam que o longa documenta a luta pela preservação ambiental, pelos modos de vida tradicionais e pela continuidade histórica de toda a região.

Próximas exibições

  • 30/10 – FLACA, Florianópolis/SC
  • 06 a 09/11 – VR Ambiental, Volta Redonda/RJ
  • 12/11 – FICA, Garopaba/SC
  • 27/11 – Cineclube do Trabalhador, Chapecó/SC
  • 28/11 – Clube Imigrantes, Itapiranga/SC
  • 01/12 – UFFS, Chapecó/SC
LEIA TAMBÉM  Inscrições para processo seletivo de professores ACTs seguem até 30 de outubro em Santa Catarina

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Lula viaja ao Sudeste Asiático para encontros com líderes e cúpulas da Asean e do Leste Asiático

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta terça-feira (21) para uma viagem...

Estudantes da EBM Maria Eli Bellani conquistam oito medalhas na Olimpíada de Geopolítica

Estudantes da EBM Maria Eli Bellani conquistam oito medalhas na Olimpíada de Geopolítica

Pesquisa da Fiocruz substitui camundongos em testes de antiveneno e conquista prêmio internacional

A substituição de camundongos por ensaios in vitro no controle de qualidade de soros...

Barroso autoriza enfermeiros e técnicos a auxiliarem em abortos legais

Ministro do STF estende proteção do Código Penal a profissionais da enfermagem O ministro Luís...