A Caravana de Inclusão da Mulher na Política reuniu, nesta quinta-feira (03), lideranças políticas, assessores parlamentares e comunidade na sede da Acamosc (Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina), em Chapecó. Em pauta, a representatividade feminina nos espaços de poder. O evento, promovido pela Escola do Legislativo, em parceria com a Acamosc e a Câmara de Vereadores de Chapecó, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, teve como objetivo estimular o debate sobre a participação das mulheres na política e incentivar novas candidaturas femininas.
A programação iniciou pela manhã com uma mesa-redonda composta por parlamentares mulheres. As deputadas estaduais Dirce Heiderscheidt e Luciane Carminatti, a vereadora de Saudade, Eliamar Corradi e a vereadora de Chapecó, Marcilei Vignatti, presidente da UVESC (União dos Vereadores do Estado de Santa Catarina) compartilharam suas experiências, destacando os desafios da mulher no cenário político e a importância de políticas públicas voltadas à equidade de gênero.
Segundo a vereadora Marcilei, hoje a representação das mulheres nas Câmaras Municipais de Santa Catarina é de 19%. “Nós somos gigantes, somos vitoriosas, estamos protagonizando, e isso nos orgulha muito. Mas, precisamos seguir com força e articulação, porque ainda estamos longe do que gostaríamos. Somos 576 vereadoras no Estado. Espaços como os de hoje nos ajudam a produzir reflexão e buscar qualificação para conquistarmos cada vez mais representação”, destacou.
À tarde, a tenente-coronel da PM Naíma Huk Amarante trouxe reflexões sobre a desconstrução de estereótipos e preconceitos de gênero na palestra “Homens e Mulheres Desconstruindo Mitos”. Em seguida, a vereadora de Chapecó, Ediane Folle apresentou o case “Implantação da Procuradoria da Mulher em Chapecó”, destacando o papel e as conquistas da Procuradoria na defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero. A vereadora incentivou as mulheres presentes a instituírem a Procuradoria em seus municípios. “A Procuradoria da Mulher de Chapecó foi criada em 13 de setembro de 2023, por meio de uma resolução da Mesa Diretora. Criem essa representatividade na Câmara de vocês, eu lanço aqui esse desafio. Vamos engajar cada vez mais mulheres neste trabalho”, incentivou Edi Folle.
Para a deputada Dirce Heiderscheidt, a presença feminina na política ainda enfrenta desafios, mas avanços estão sendo conquistados. “Precisamos engajar mais mulheres, capacitando, orientando, empoderando, levando a mensagem de que a gente pode e deve estar no cenário político. As mulheres precisam se sentir capazes. Não queremos só cumprir a cota dentro dos partidos. Nós somos protagonistas”, enfatizou a parlamentar.
O evento reforçou a necessidade de ampliar o número de mulheres em cargos eletivos e promover espaços de diálogo sobre igualdade de gênero na política, mobilizando representantes do legislativo e a sociedade para essa causa. “Precisamos disputar os espaços de poder dentro dos partidos também. Mapear mais mulheres e trazê-las para a política”, destacou a deputada, Luciane Carminatti.