Por: Mayara Leite – Redatora Seo On
Política – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (11) a lei que cria a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). O documento é destinado exclusivamente a professores das redes pública e privada, em todos os níveis da educação básica e superior, e terá validade nacional.
A CNDB faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, criado para valorizar a categoria e ampliar o acesso a benefícios culturais e financeiros.
Benefícios garantidos pelo documento
Entre as principais vantagens da carteira estão descontos em eventos culturais, como cinema, teatro e shows. Os professores também terão direito a 15% de desconto em diárias de hotéis parceiros da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).
Além disso, a lei prevê acesso a cartão de crédito sem cobrança de anuidade pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. Segundo o Ministério da Educação (MEC), outras vantagens adicionais devem ser anunciadas oficialmente em outubro.
Como solicitar a Carteira Nacional do Professor
A emissão da CNDB será feita por meio do site do programa Mais Professores para o Brasil. O acesso deve ser realizado com login Gov.br (CPF e senha). Durante o cadastro, será necessário informar o vínculo de docência, além do município e estado de atuação.
As informações serão verificadas em bases oficiais, como Receita Federal e Censo Escolar. O prazo de emissão dependerá da validação e disponibilidade desses dados.
Quem terá direito ao benefício
Todos os professores da rede pública e privada, federais, estaduais ou municipais, poderão solicitar a carteira. Estados e municípios serão responsáveis por manter as informações atualizadas para viabilizar a emissão.
A previsão do MEC é que o documento comece a ser emitido em outubro de 2025, em alusão ao Dia do Professor. Ainda não há confirmação se a adesão poderá ser antecipada após a sanção presidencial.
Fonte: Portal CNN