Por: Mayara Leite – Redatora Seo On
Política – Deputados da Câmara dos Deputados devem instalar nesta terça-feira (19) uma subcomissão especial para discutir o fim da escala de trabalho 6×1, que consiste em seis dias consecutivos de trabalho seguidos por um dia de descanso. O colegiado apresentará o plano de trabalho ainda na primeira reunião.
A subcomissão é vinculada à Comissão de Trabalho da Câmara, será presidida pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e terá como relator Luiz Gastão (PSD-CE). Durante os trabalhos, os parlamentares poderão convocar audiências públicas e reuniões com especialistas e representantes da sociedade civil.
Apoio político e histórico da pauta
A iniciativa tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e faz parte das pautas defendidas por Erika Hilton. No início de 2025, a deputada protocolou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) sobre o tema, reunindo o apoio de 226 colegas, número superior às 171 assinaturas necessárias.
Além da PEC de Hilton, a subcomissão também estudará outros projetos relacionados à escala de trabalho, incluindo propostas do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e do senador Paulo Paim (PT-RS).
Veja também: Congresso analisa projetos para proteger infância na redes sociais
Objetivo da mudança
O principal objetivo é revisar uma jornada considerada obsoleta, já que países ao redor do mundo adotaram jornadas mais curtas ou escalas de trabalho menos intensas. A expectativa é que a subcomissão contribua para regulamentações mais modernas, equilibrando produtividade e qualidade de vida dos trabalhadores brasileiros.
Fonte: Portal CNN