Dois homens foram presos temporariamente nesta quinta-feira (12) em uma operação coordenada pela Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio da Delegacia de Investigações Criminais (DIC) de São Lourenço do Oeste. Eles são suspeitos de envolvimento em um homicídio ocorrido no dia 23 de março deste ano, no município de Entre Rios, no Oeste catarinense. A vítima, Orlando Correia Ferreira, de 43 anos, estava em situação de rua e foi brutalmente agredida enquanto dormia em via pública.
O crime aconteceu por volta das 2h da madrugada. Segundo a investigação, os agressores utilizaram uma pedra tipo paver para golpear a vítima, que sofreu traumatismo craniano e permaneceu inconsciente até ser socorrida por populares na manhã seguinte. Orlando chegou a ser hospitalizado em Chapecó, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu após ser constatada morte cerebral.
Após o crime, os dois suspeitos — de 24 e 27 anos — deixaram seus empregos e fugiram para Chapecó. Um deles foi localizado e preso enquanto trabalhava em uma obra na cidade. O outro foi encontrado na cidade de Água Boa, no estado do Mato Grosso, com o apoio da Polícia Militar daquele estado. A prisão foi viabilizada por meio de troca de informações entre os órgãos de segurança e contou com apoio do Centro Integrado de Segurança Pública e Proteção Ambiental (CISPPA), vinculado à Secretaria Nacional de Segurança Pública.
O caso segue sob investigação e, conforme informou a Polícia Civil, outras informações permanecem sob sigilo até a conclusão do inquérito, prevista para ocorrer dentro de 30 dias. A atuação articulada entre diferentes estados e o trabalho das equipes investigativas foram fundamentais para a identificação e prisão dos suspeitos.