sexta-feira, 31 janeiro, 2025

PRF e Detran/SC fiscalizam veículos estrangeiros em rotas de saída de SC

Compartilhe essa notícia:

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) estão promovendo nesta semana uma operação conjunta, focada na cobrança de débitos de veículos estrangeiros. 

A ação ocorre em pontos estratégicos na BR-101 em Araranguá, BR-282 em Xanxerê e na cidade de Dionísio Cerqueira, no oeste catarinense, por serem rotas importantes de retorno de turistas argentinos, uruguaios e paraguaios.

Nos três primeiros dias de operação (27 a 29 de janeiro), a PRF abordou aproximadamente 230 veículos estrangeiros e identificou 78 multas devidas sem pagamento, tanto deste verão quanto de temporadas anteriores. 

Todos os veículos ficaram retidos até que o pagamento do débito fosse efetuado em bancos ou lotéricas. Veículos estrangeiros não podem deixar o país sem quitar pendências, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. 

A fiscalização foi viabilizada graças a um acordo de cooperação técnica (ACT) entre PRF e Detran/SC. O acordo permite a consulta de débitos referentes a infrações aplicadas por diversas entidades, como polícias militares e guardas municipais.

Para o superintendente da PRF/SC, Manoel Fernandes, a fiscalização é também pedagógica. “O turista tem que saber que é bem-vindo, mas que também pode ser punido se descumprir as regras de trânsito, como qualquer condutor brasileiro”. 

Já o presidente do Detran/SC, Ricardo Aversa, revelou planos para as próximas temporadas. “Futuramente teremos totens instalados em pontos estratégicos, onde o estrangeiro poderá fazer o pagamento dos débitos, 24h por dia, através de cartões internacionais”.

LEIA TAMBÉM  Revalida 2025/1: candidatos podem se inscrever até hoje

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Inscrições para 460 vagas de concurso do Ibama estão abertas

As inscrições para o concurso público do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos...

Preço médio do litro da gasolina é de R$ 6,25 e do diesel, 6,10

O Procon de Chapecó divulgou nesta semana uma nova pesquisa de preços de combustíveis...

Comitiva discute avanços da Rota do Milho

A Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) sediou na terça-feira (21), na Matriz, em...

Jovem sofre tentativa de feminicídio

Na noite da segunda-feira (28), por volta das 22h38, a Polícia Militar de Chapecó...
error: Este conteúdo é protegido !!