Na noite de quarta-feira (1º), por volta das 23h40, a Polícia Militar apreendeu diversas mercadorias contrabandeadas do Paraguai durante abordagem na BR-282, no interior de Maravilha, Oeste de Santa Catarina.
No local, os policiais abordaram um veículo VW/Polo, emplacado em São Luiz Gonzaga (RS), ocupado por quatro homens de 65, 26, 25 e 21 anos. Durante a revista pessoal e veicular, foram encontrados diversos produtos sem o devido desembaraço aduaneiro, incluindo medicamentos proibidos no Brasil, perfumes, bebidas e roupas.
A mercadoria foi avaliada em aproximadamente R$ 18 mil. Diante dos fatos, os envolvidos responderão pelos crimes de contrabando e descaminho. O veículo e os produtos apreendidos foram encaminhados à Polícia Federal de Chapecó.
Contrabando e descaminho
No Brasil, o contrabando ocorre quando há a entrada de produtos proibidos no país, como determinados medicamentos. Já o descaminho é caracterizado pela importação de mercadorias permitidas, mas sem o pagamento de tributos. Ambos são crimes previstos no Código Penal Brasileiro.