Um homem de 34 anos, de nacionalidade venezuelana, foi preso na tarde de segunda-feira (8) em Chapecó, no Oeste catarinense, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas e de integrar uma facção criminosa internacional.
A prisão foi realizada pela Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Departamento de Investigações Criminais (DIC) do município. O flagrante ocorreu nas dependências de uma empresa onde o suspeito trabalhava como auxiliar de produção. Durante a abordagem, os policiais encontraram porções de entorpecentes escondidas sob o uniforme do homem.
Questionado, o suspeito admitiu que havia mais drogas em sua residência, localizada no bairro Efapi. No imóvel, os agentes apreenderam mais porções de cocaína e maconha, além de uma balança de precisão usada para a pesagem das substâncias ilícitas.
As investigações apontam que o homem pode ter ligação com a facção criminosa venezuelana conhecida como “Trem do Araguá”, grupo que atua no tráfico de drogas em diversos países da América do Sul.
Além das suspeitas de envolvimento com o tráfico, o venezuelano também possuía um mandado de prisão temporária em aberto, expedido pela 2ª Vara Criminal do Tribunal do Júri e da Justiça Militar do Estado de Roraima.
Após os procedimentos legais na Central de Plantão Policial, ele foi encaminhado ao Presídio Regional de Chapecó, onde permanece à disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas da população seguem sendo fundamentais para o combate ao tráfico de drogas na região.