O espaço destinado às forças de segurança na Efapi 2025 conta com uma atração que chama a atenção dos visitantes: um carro de luxo apreendido pela Polícia Civil em uma operação de combate ao tráfico de drogas. O veículo foi confiscado em 2020 pela Delegacia de Polícia de Içara, durante a operação “Língua Solta”.
A ação foi conduzida pela Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 12ª Delegacia Regional de Chapecó, com apoio do Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (CAOAGRO), do SAER-FRON (Serviço Aeropolicial de Fronteira) e da Coordenadoria de Operações Policiais com Cães (COPC).
Operação identificou fornecedor de drogas em Criciúma
De acordo com as investigações, a operação “Língua Solta” desarticulou uma rede criminosa responsável pelo fornecimento de drogas na região de Criciúma. O principal investigado mantinha um alto padrão de vida financiado pelo tráfico. Ele foi condenado a mais de 20 anos de prisão pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro.
Carro apreendido agora tem uso institucional
O veículo de luxo exposto na Efapi 2025 foi destinado oficialmente à Polícia Civil por ordem judicial. O uso é permitido com base na Lei nº 13.964/2019, que, em seu artigo 133-A, autoriza a utilização de bens apreendidos por órgãos de segurança pública.
Atualmente, o carro é utilizado exclusivamente em atividades de divulgação e ações institucionais da corporação, reforçando o trabalho da Polícia Civil na Efapi e a importância da atuação integrada das forças de segurança no combate ao crime.