O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), promovido pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), formou mais de 720 alunos neste mês de julho em Chapecó.
História de superação e aprendizado
Entre os formandos está Mylove Willberline Dorisca, de 12 anos, estudante do quinto ano da Escola de Educação Básica Professora Valesca Parizotto. Ela contou que, no início, teve dificuldade para entender os conteúdos do programa, mas persistiu nos estudos.
“Não aprendi rápido, foi um processo lento até adquirir conhecimento. Mas depois entendi a importância, pois me ensinou sobre as consequências do uso das drogas, sejam lícitas ou não. Até mesmo bebida alcoólica, que é autorizada para maiores de 18 anos, não deve ser consumida por menores, mesmo com o aval dos pais”, explicou.
Reconhecimento como aluna destaque
O esforço de Mylove foi recompensado com o reconhecimento como aluna destaque da turma. Ela comemorou ao lado das amigas.
“Esse é o sentido da amizade, comemoramos juntas. Elas sentiram orgulho de mim da mesma forma que também sinto delas. Nossas conquistas são possíveis porque construímos nosso aprendizado juntas. Aprendemos uma com as outras. É afetivo. Talvez, por esse motivo, eu as tenha como pessoas da família, porque nos tornamos uma. Se com o Proerd aprendi sobre os malefícios das drogas, com minhas amigas compreendi que não revidamos o mal com agressividade. Nossas trocas não são de violência e sim de carinho”, disse.
Expansão do Proerd em Chapecó
De acordo com o sargento instrutor do Proerd, Eveton Pompeo, o programa será realizado ao longo dos outros dois trimestres de 2025.
“Formamos agora 720 alunos das escolas Bom Pastor, Exponencial, Guido Mantelli, Anita Garibaldi, Zélia Scharf, Valesca Parizotto, Lara Ribas e São Cristóvão. Até o fim do ano, formaremos mais de dois mil estudantes. Planejamos 10 encontros de uma hora para compartilhar as lições, com o objetivo de desenvolver nas turmas as habilidades necessárias para lidar com situações de pressão dos amigos, resistência à oferta e ao uso de drogas e bebidas alcoólicas. Usamos o ‘Modelo de Tomada de Decisão’ para que aprendam a fazer as melhores escolhas, formem amigos, combatam o bullying e se comuniquem efetivamente”, destacou Pompeo.
Parceria com a comunidade
Para a realização do programa, a Polícia Militar conta com parcerias como a Credioeste, agência de microcrédito que apoia a iniciativa há anos.
“É uma satisfação e orgulho apoiar o programa. Acreditamos que investir na educação das crianças é uma das formas mais genuínas de cuidar do presente e do futuro da nossa comunidade. Ver histórias como a de Mylove nos emociona e reforça que estamos no caminho certo. O Proerd ensina a dizer não às drogas e sim à vida, à amizade, ao respeito. Ser apoiador é um compromisso afetivo e social com o bem-estar das famílias e com a construção de uma sociedade mais consciente. A cada formatura, nos sentimos parte dessa transformação”, afirmou a gerente executiva da Credioeste, Márcia Biffi.