A nova gerente regional do Sebrae/SC oeste, Marieli Aline Musskopf, assumiu oficialmente sua posição em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (15), no Hotel Mogano Premium, em Chapecó. A nomeação integra a reestruturação da instituição para ampliar a presença e oferecer um atendimento mais próximo, ágil e personalizado aos empreendedores da região.
Foco na proximidade e nos resultados
“A atuação mais próxima é uma estratégia do Sebrae/SC, por isso passamos por essa reestruturação na gerência. Vamos atender 53 municípios e chego com entusiasmo e energia para atuar em todo o território, junto aos parceiros e entidades empresariais. Nosso foco é potencializar resultados já consolidados, identificar novos projetos e manter a estratégia de proximidade”, afirmou Marieli Musskopf.
Valorização das lideranças femininas
O diretor técnico do Sebrae/SC, Fábio Zanuzzi, destacou a trajetória de Marieli dentro do programa de desenvolvimento de lideranças. “Temos 20 líderes em desenvolvimento e, nessa retomada da regional de Chapecó, a Marieli despontou para assumir a coordenação. É um movimento para termos um atendimento mais personalizado. Entre as dez regionais, quatro são lideradas por mulheres, assim como nossas chefes de gabinete. É um avanço no empoderamento feminino dentro da instituição”, ressaltou.
>>>Veja mais notícias de Chapecó<<<
Reestruturação estratégica do Sebrae/SC
Segundo o diretor superintendente, Carlos Henrique Ramos Fonseca, a criação de novas regionais, que inclui o oeste e extremo oeste, visa aproximar a instituição dos clientes. “Antes, com 87 municípios na mesma regional, era difícil oferecer o atendimento que o empreendedor merece. Agora, podemos escutar demandas, entender as dores dos micro e pequenos empresários e apoiá-los com soluções sob medida.”
O diretor de Administração e Finanças, Anacleto Ortigara, reforçou que a reconfiguração legitima o apoio ao empreendedor. “A atuação mais próxima permite compreender melhor a realidade de cada pequeno negócio, seja no âmbito local, estadual ou nacional. O Sebrae/SC estará sempre onde houver um empreendedor querendo formalizar ou desenvolver sua empresa.”
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Chapecó, Márcio da Paixão, destacou a colaboração entre município e Sebrae/SC. “Estamos criando programas para gerar inovação e produtividade nos pequenos negócios. Estar próximo do Sebrae/SC propicia que grandes projetos sejam desenvolvidos.”
Números que mostram a força do oeste catarinense
A regional oeste do Sebrae/SC atende 53 municípios, com 760 mil habitantes (9,42% da população estadual) e um PIB de R$ 37,01 bilhões (8,63% de SC). A região possui 257.831 empregos formais, 46% gerados por pequenos negócios, além de 103,8 mil MEIs, MEs e EPPs e 33,7 mil propriedades rurais.
Ações planejadas para 2025
Para 2025, a gerência regional oeste do Sebrae/SC prevê iniciativas voltadas ao fortalecimento econômico e social. Entre os projetos, destacam-se Territórios Empreendedores, Cidade Empreendedora e Atendimento Territorial, que aproximam ainda mais a instituição da realidade local.
Em inovação e competitividade, programas como Inovação Territorial e Competitividade no Inovar, Startup SC, Varejo Fácil e Agiliza estarão em pauta. O setor produtivo receberá atenção com ações voltadas à bovinocultura de corte, cadeia do leite, apicultura, alimentos e bebidas, indústria, comércio e serviços, além de conexões corporativas com players como Lactalis, Aurora Coop e Serasa.
No eixo social, serão executados projetos como Sebrae Delas, Educação Empreendedora, Agente de Orientação Empresarial, ALI – Produtividade e Rural, FAMPE Pós-Crédito, Inclusão Socioprodutiva e Pró-Catadores, visando impacto direto na produtividade, competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios.
Sobre o Sebrae/SC
Em 2025, o Sebrae/SC comemora 53 anos de atuação, fortalecendo pequenos negócios e fomentando o empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, oferece soluções para o desenvolvimento econômico e social e apoia milhões de empreendedores. Reconhecido nacionalmente, é a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade e impacto nos territórios onde atua.





