quinta-feira, 4 setembro, 2025

Chapecó fica em 11.º lugar no Brasil em geração de empregos no comércio

Compartilhe essa notícia:

Notícias de Chapecó – De acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Chapecó ficou em 11º lugar no Brasil em geração de empregos no comércio no primeiro semestre de 2025. O saldo positivo foi de 831 vagas criadas entre janeiro e julho, já descontando as demissões.

No ranking nacional, a liderança ficou com São Paulo (SP), que gerou 8,8 mil vagas no setor. Mesmo assim, Chapecó aparece à frente da maioria das capitais e de cidades bem maiores.

Destaque em Santa Catarina

Em nível estadual, Chapecó ficou em segundo lugar em Santa Catarina, superando a capital Florianópolis. Apenas Joinville, com 1.220 novas vagas, ficou acima no ranking do comércio catarinense.

Esse desempenho reforça a posição de Chapecó como um polo regional de consumo e negócios.

Fatores que impulsionam o crescimento

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Márcio da Paixão Rodrigues, Chapecó é referência por atrair consumidores de toda a região e por receber grandes investimentos públicos e privados.

“Chapecó é um centro regional do comércio que atrai consumidores de várias cidades da região. Além disso, é uma das vinte cidades do Brasil com maior investimento público, o que estimula também os investimentos privados. Isso gera um círculo virtuoso de geração de empregos, renda e novos negócios”, destacou.

Chapecó também se destaca no quadro geral de empregos

No cenário geral, Chapecó ficou em 44º lugar entre os 5,5 mil municípios brasileiros e em segundo lugar no estado de Santa Catarina, com saldo positivo de 3.780 vagas no primeiro semestre de 2025.

  • Comércio: 831 vagas
  • Serviços: 1.531 vagas
  • Indústria: 844 vagas
  • Construção Civil: 557 vagas
  • Agropecuária: 17 vagas
LEIA TAMBÉM  19ª Maratona Fotográfica de Chapecó celebra a arte e a cidade

Inovação e empreendedorismo

O prefeito João Rodrigues ressaltou que o município tem investido em infraestrutura, inovação e desburocratização para incentivar novos negócios.

“Aqui o poder público não atrapalha quem quer investir. Desburocratizamos processos de abertura de empresas, que antes levavam 48h e agora levam em média 3h. Investimos em infraestrutura para sediar grandes eventos, incentivamos o turismo e criamos unidades do Balcão Municipal de Empregos, aproximando empresas e trabalhadores. Chapecó é uma terra de oportunidades”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Chapecó

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Master diz seguir confiante com estratégia após BC barrar compra pelo BRB

Master diz seguir confiante com estratégia após BC barrar compra pelo BRB

Prouni prazo para comprovar informações termina na sexta-feira

A lista de espera do Prouni 2025/2 é voltada aos inscritos que não foram...

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,85%

Para 2026, a projeção da inflação também caiu, de 4,33% para 4,31%. Para 2027...