Notícias de Chapecó – De acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Chapecó ficou em 11º lugar no Brasil em geração de empregos no comércio no primeiro semestre de 2025. O saldo positivo foi de 831 vagas criadas entre janeiro e julho, já descontando as demissões.
No ranking nacional, a liderança ficou com São Paulo (SP), que gerou 8,8 mil vagas no setor. Mesmo assim, Chapecó aparece à frente da maioria das capitais e de cidades bem maiores.
Destaque em Santa Catarina
Em nível estadual, Chapecó ficou em segundo lugar em Santa Catarina, superando a capital Florianópolis. Apenas Joinville, com 1.220 novas vagas, ficou acima no ranking do comércio catarinense.
Esse desempenho reforça a posição de Chapecó como um polo regional de consumo e negócios.
Fatores que impulsionam o crescimento
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Márcio da Paixão Rodrigues, Chapecó é referência por atrair consumidores de toda a região e por receber grandes investimentos públicos e privados.
“Chapecó é um centro regional do comércio que atrai consumidores de várias cidades da região. Além disso, é uma das vinte cidades do Brasil com maior investimento público, o que estimula também os investimentos privados. Isso gera um círculo virtuoso de geração de empregos, renda e novos negócios”, destacou.
Chapecó também se destaca no quadro geral de empregos
No cenário geral, Chapecó ficou em 44º lugar entre os 5,5 mil municípios brasileiros e em segundo lugar no estado de Santa Catarina, com saldo positivo de 3.780 vagas no primeiro semestre de 2025.
- Comércio: 831 vagas
- Serviços: 1.531 vagas
- Indústria: 844 vagas
- Construção Civil: 557 vagas
- Agropecuária: 17 vagas
Inovação e empreendedorismo
O prefeito João Rodrigues ressaltou que o município tem investido em infraestrutura, inovação e desburocratização para incentivar novos negócios.
“Aqui o poder público não atrapalha quem quer investir. Desburocratizamos processos de abertura de empresas, que antes levavam 48h e agora levam em média 3h. Investimos em infraestrutura para sediar grandes eventos, incentivamos o turismo e criamos unidades do Balcão Municipal de Empregos, aproximando empresas e trabalhadores. Chapecó é uma terra de oportunidades”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Chapecó