CHAPECÓ — O número de atestados médicos emitidos na UPA de Chapecó caiu quase pela metade após a adoção do programa “Atestado Responsável”, implementado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde. A medida, em vigor desde quarta-feira (29), tem como objetivo tornar o fornecimento de atestados mais criterioso e reduzir o fluxo nas unidades de urgência.
Na segunda-feira (27), quando normalmente o movimento é maior, a UPA atendeu 826 pessoas, das quais 399 (48%) receberam atestado. Na terça-feira, o percentual caiu para 40%. Já na quarta-feira, após o início das novas regras, o índice despencou para 23%. No Pronto Atendimento do Verdão, a redução seguiu a mesma tendência: 49% na segunda, 39% na terça e 26% na quarta-feira.
Segundo as novas diretrizes, os atestados médicos serão fornecidos apenas a pacientes internados em observação clínica e conforme avaliação do médico assistente. Nos casos de consultas simples, sem necessidade de afastamento das atividades laborais, será emitido apenas um atestado referente ao período de permanência na unidade. Quando não houver indicação médica, o paciente receberá uma declaração de comparecimento.
O prefeito João Rodrigues destacou que a medida visa melhorar o atendimento e reduzir as filas nas unidades de saúde. “Nosso compromisso como gestor é propiciar um bom atendimento dos serviços públicos. Diante do grande número de solicitações de atestados, que lotavam a UPA e o PA, decidimos ser mais criteriosos no fornecimento deste documento. Um dia depois da medida já notamos a redução das filas e, no final da tarde de quarta-feira, a UPA estava praticamente vazia, o que comprova o acerto na medida”, afirmou.
De acordo com a Secretaria de Saúde, mais de 200 mil atestados foram emitidos nas 27 unidades de saúde de Chapecó em 2025. Somente na UPA e no PA Efapi, foram mais de 140 mil. O secretário João Lenz reforçou que o objetivo é garantir o uso mais consciente dos atestados. “Com menor fluxo de pessoas na UPA e no PA, os pacientes poderão ser atendidos em menos tempo e com mais qualidade”, afirmou.









