segunda-feira, 2 fevereiro, 2026

STF garante direito a benefício do INSS para mulheres vítimas de violência doméstica

Compartilhe essa notícia:

O Supremo Tribunal Federal (STF) assegurou um direito fundamental a mulheres em situação de violência. Por unanimidade, os ministros validaram regras da Lei Maria da Penha que garantem benefícios previdenciários durante o afastamento do trabalho.

A decisão, publicada nesta terça-feira (16), confirma que a lei prevê a manutenção do vínculo empregatício por até seis meses. Durante esse período, a vítima pode receber auxílio para se recuperar dos danos sofridos.

Como funcionará o benefício para seguradas e não seguradas do INSS

O STF detalhou como o auxílio será concedido, dividindo por situação perante a Previdência:

  • Seguradas do INSS (com emprego): Os primeiros 15 dias de afastamento são pagos pelo empregador. O período restante fica a cargo do INSS.
  • Seguradas do INSS (sem emprego): O benefício será pago integralmente pelo Instituto.
  • Não seguradas do INSS: Terão direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), desde que comprovada a falta de outros meios de subsistência.

Justiça Federal poderá cobrar valores dos agressores

A Corte também definiu um importante mecanismo de responsabilização. A Justiça Federal ficará competente para julgar ações regressivas contra os agressores. O objetivo é cobrar deles os valores pagos pelo INSS à vítima.

A requisição do benefício deve ser feita pelo próprio juiz criminal que analisa as medidas protetivas. Dessa forma, o processo se torna mais ágil e integrado para quem mais precisa.

Esta decisão histórica reforça a rede de proteção às vítimas. Agora, a segurança financeira durante a recuperação passa a ser um direito concretamente amparado pela lei e pela Previdência.

LEIA TAMBÉM  Corte de Roma julga pedido de extradição de Carla Zambelli nesta terça-feira

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Bombeiros Controlam Incêndio em Lavoura de Milho em Serra Alta

Ação rápida salvou 2,5 hectares da plantação. Incêndios em lavouras são frequentes nesta época

Balcão de Empregos tem 1646 vagas em 209 empresas

As entrevistas agendadas nesta semana iniciam nesta segunda-feira (02), às 14h30, no Balcão do...

Polícia Civil de Chapecó reforça campanha do protocolo “A mulher tem voz – Não é Não”

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) está realizando, desde 26 de janeiro, a...

PM prende homem por inadimplência alimentícia no centro de Chapecó

A Polícia Militar de Santa Catarina efetuou uma prisão civil por falta de pagamento...