sábado, 19 abril, 2025

Sodalitas Finis: 61 pessoas são condenadas na primeira fase da operação

Compartilhe essa notícia:

A primeira fase da Operação Sodalitas Finis, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) em 22 de agosto de 2023, em apoio a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xaxim, resultou na condenação de 61 réus. As penas variam de três a 21 anos de reclusão e, somadas, chegam a mais de 643 anos. Os condenados também deverão pagar 59.326 dias-multa, o que corresponde a quase R$ 2,8 milhões. 

De acordo com as denúncias, os condenados integram uma das maiores organizações criminosas em atividade no Estado de Santa Catarina. Eles foram responsabilizados por diversos crimes, incluindo organização criminosa, associação para o tráfico, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. 

O nome “Sodalitas Finis”, ou “o fim do grupo”, foi escolhido em alusão à meta principal da operação: desarticular as atividades desta organização criminosa, inicialmente, na cidade de Xaxim e região próxima a Chapecó, cujos criminosos são responsáveis por uma ampla variedade de crimes graves, como tráfico de drogas em larga escala, homicídios e roubos. 

Conheça as outras fases da Sodalitas Finis

Desde a 1ª fase da operação foram intensificadas as ações de repressão a esta organização criminosa no Estado. As fases subsequentes ocorreram em 9 de fevereiro de 2024 (2ª fase), 10 de abril de 2024 (3ª fase) e 6 de fevereiro de 2025 (4ª fase). No total, 172 pessoas foram presas em razão da “Sodalitas Finis”. 

Além das prisões, a operação resultou na apreensão de diversas armas de fogo, munições, mais de R$ 600 mil em espécie e uma grande quantidade de drogas, incluindo cocaína, maconha e crack. 

LEIA TAMBÉM  STF: aposentado não precisa devolver dinheiro da revisão da vida toda

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Caixa libera abono salarial para nascidos em março e abril

Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em março e abril...

Casos de dengue crescem 16% em uma semana

Em apenas sete dias, Chapecó registra 232 novos casos confirmados da doença e 11...

Unochapecó está entre as melhores do Brasil segundo o MEC

A Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) reafirma sua trajetória de excelência na...

Homem é encontrado morto em boate às margens da BR-282 no Oeste

Um homem de 34 anos foi encontrado morto no banheiro de uma boate localizada...
error: Este conteúdo é protegido !!