sexta-feira, 22 novembro, 2024

Programa proporciona excelência no atendimento

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 Com o objetivo principal de estimular a qualidade no atendimento e garantir a satisfação e a segurança dos beneficiários, a Unimed Chapecó desenvolve o Programa de Remuneração Assistencial. Baseado na Resolução Normativa nº 507 (RN-507) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Programa estabelece diretrizes e dá todo o suporte para que os prestadores adotem boas práticas assistenciais. Por meio da iniciativa, são reconhecidos e recompensados os prestadores que buscam qualificar seus fluxos e processos.

O Programa é dividido em ciclos, que tem duração de um ano cada. Cada ciclo inicia no dia 1º de julho e segue até o dia 31 de junho do ano seguinte. Conforme a enfermeira assistencial do setor de Relacionamento com Prestador, Simone Kappes, entre os critérios de avaliação estão: visita técnica in loco efetuada pela equipe do setor, envio da documentação anual atualizada e obrigatória, assiduidade na participação de treinamentos, reporte dos indicadores de qualidade e de segurança do paciente, e inexistência de reclamações dos beneficiários.

“O setor de Relacionamento com Prestador, através da equipe de Qualificação da Rede, presta suporte no desenvolvimento de todas as etapas do Programa. A visita técnica é efetuada por equipe capacitada para a análise dos processos, que após, emite um relatório de melhorias visando qualificar os fluxos de atendimento ao cliente”, destaca.

Simone complementa que a equipe contribui, ainda, com o acesso aos treinamentos e disponibilização do passo a passo para o preenchimento dos indicadores. “Atualmente, cada um dos itens possui um documento pré-elaborado de condução para nortear a assertividade nas condutas dos prestadores e fortalecer a possibilidade de remuneração ao final do ciclo do Programa. A documentação é solicitada anualmente através do envio de circulares, solicitações pontuais e alertas do sistema da cooperativa”.

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BENEFÍCIOS PARA TODOS

Os prestadores que cumprirem com todos os requisitos, são classificados na Categoria A, que representa a qualidade do atendimento ofertado e demonstra o comprometimento e a responsabilidade dos profissionais quanto ao atendimento de excelência preconizado pela Unimed Chapecó. Os principais benefícios para os prestadores que alcançam essa classificação incluem a horizontalidade do processo, alinhamento de fluxos e rotinas, melhora da experiência do paciente, garantia de acessibilidade e segurança, aumento e aperfeiçoamento da relação entre demanda e procura, consultoria gratuita e o retorno financeiro.

“Para a Unimed Chapecó, ter prestadores qualificados implica na garantia da satisfação dos beneficiários com a oferta de assistência médica de excelência, bem como, especialidades de referência perante a comunidade chapecoense. Corroborando com o propósito da cooperativa de transformar a vida das pessoas e promover saúde e bem-estar, a qualificação da rede prestadora fortalece o reconhecimento do sistema Unimed em nossa região a partir da qualidade do atendimento prestado”, reforça Simone.

Além dos benefícios para a rede prestadora, para a cooperativa médica, o Programa também é essencial para garantir o Jeito de Cuidar Unimed. Recentemente a Unimed Chapecó passou pela 2ª Supervisão da RN-507 e manteve a Acreditação da Operadora do Plano de Saúde com a medalha de ouro, equivalente ao Nível 1. Esse feito foi possível graças ao sucesso e a aplicabilidade do Programa de Remuneração Assistencial.

RESULTADOS DO ÚLTIMO CICLO

Em junho deste ano, foi finalizado o terceiro ciclo do Programa. Em comparação com o Ciclo 02, houve um aumento de 56% no valor da remuneração. “Em decorrência do trabalho ativo da equipe de Qualificação da Rede Prestadora, no Ciclo 02 foram 110 prestadores remunerados, já no Ciclo 03, esse número subiu para 170. Para o Ciclo 04 os critérios avaliativos serão reformulados e as expectativas são de números exponencialmente crescentes”, conclui Simone.

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Uma das prestadoras que atingiu a Categoria A no último ciclo foi a Clínica Renal do Oeste. A administradora da empresa, Catiane Cristina Brandelero, destaca que a participação no Programa foi importante e o processo descomplicado. “O principal ponto positivo foi receber o incentivo financeiro, além de alcançarmos o nível A. Para o próximo ciclo, esperamos permanecer nessa categoria”.

O médico cooperado Dr. Mauricio Spagnol, da Clínica Cirúrgica Chapecó, também alcançou o nível máximo de classificação. Ele reforça que o Programa, como um todo, é um estímulo para atualização e busca constante de melhorias no atendimento aos pacientes. “Destacamos o reconhecimento da Unimed Chapecó sobre o nosso compromisso com o paciente. O envolvimento, o empenho e as constantes atualizações dos protocolos assistenciais refletem com convicção e consistência a qualidade e segurança dos serviços oferecidos pela Clínica Cirúrgica Chapecó”, completa, acrescentando que o objetivo para o próximo ciclo é seguir aprimorando os protocolos e oferecer um serviço de excelência.

O setor de Relacionamento com Prestador está à disposição por meio dos canais de comunicação: WhatsApp: (49) 98909-5255, e-mail: [email protected] e telefone: 49 3361-1805.

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