segunda-feira, 25 novembro, 2024

Imetro realiza Operação Ambiente Seguro em Santa Catarina

Compartilhe essa notícia:

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) realiza em Santa Catarina a operação nacional Ambiente Seguro. Coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é executada pelos órgãos delegados nos estados e segue até 12 de abril.

O objetivo é fiscalizar o comércio varejista e atacadista em todo o país, para reduzir a ocorrência de acidentes relacionados a fogão a gás de uso doméstico, panela metálica e de pressão, extintor de incêndio, cadeira plástica monobloco, escada metálica e coifas/exaustor elétrico de uso doméstico.

O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, comenta a importância das operações nacionais. “Essas ações são importantes para conscientização dos consumidores e se constituem uma oportunidade para retiramos do mercado produtos que apresentem fraudes ou irregularidades em relação a legislação vigente”, avalia.

Os produtos com foco na operação Ambiente Seguro são regulamentados pelo Inmetro e, portanto, devem exibir o selo de conformidade do Instituto, que é a evidência de que foram testados e atendem aos requisitos mínimos de segurança.

“Orientamos aos consumidores que, ao adquirirem esses produtos, busquem fazê-lo em mercados formais, com procedência comprovada e que possuam o selo do Inmetro”, alerta o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.

Durante todo o ano, o Inmetro e os órgãos delegados monitoram o mercado, realizando periodicamente operações especiais para reforçar a segurança dos produtos comercializados no Brasil, minimizando os riscos de acidentes para o consumidor.

Denúncias e acidentes de consumo

Consumidores que identificarem produtos sem o selo do Inmetro no mercado formal devem realizar denúncias à Ouvidoria pelo telefone 0800 643 5200 ou pelo e-mail: [email protected]

Em caso de acidentes de consumo envolvendo qualquer produto ou serviço, como artigos escolares, os relatos devem ser feitos no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac)

LEIA TAMBÉM  Fazenda aumenta para 3,3% estimativa para o PIB este ano

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai apurar como o tenente-coronel Rafael Martins de...

Chapecoense de olho no mercado para tempoda de 2025

Na manhã desta sexta-feira (22) a diretoria da Chapecoense concedeu uma entrevista coletiva a...

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado

O Brasil poderá completar o triênio de 2023 a 2025 com o registro de...

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (25) a parcela de novembro do novo...
error: Este conteúdo é protegido !!