quinta-feira, 18 setembro, 2025

Comissão pedirá suspensãode compra de arroz do exterior

Compartilhe essa notícia:

Um requerimento endossado por todos os membros da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa será elaborado e encaminhado para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e para o Ministério da Agricultura e Pecuária solicitando a suspensão imediata do leilão que prevê a importação de arroz beneficiado pelo governo federal. Essa foi a principal deliberação da reunião da comissão, realizada na manhã desta quarta-feira (3), em Criciúma, dentro do Programa Alesc Itinerante.

 O assunto foi trazido à comissão pelo deputado José Milton Scheffer (PP), que contextualizou a situação do setor em Santa Catarina e no Brasil. A reunião contou com as participações de lideranças do segmento no estado como o presidente do Sindicato de Arroz do estado (Sindiarroz-SC), Walmir João Rampinelli, e o presidente da Cooperja e da Ocesc, Vanir Zanatta. A Conab foi convidada mas não enviou representante.

Como reiterou o deputado Altair Silva, presidente da comissão, o requerimento será elaborado em cima dos argumentos fornecidos pela Conab, que deixa claro que não há necessidade de importação do grão, pois o Brasil é autossuficiente na produção de arroz. “Está claro e evidente que não há necessidade de importação”, pontuou.

A sugestão de elaborar o requerimento partiu do deputado José Milton Scheffer e foi aprovada por unanimidade. “É grande a preocupação do setor arrozeiro com essa interferência pelo governo federal. É preciso agir para tentar barrar o mais rápido possível esse leilão que vai desorganizar toda a cadeia produtiva do setor”, avaliou.

Ele observa que o relatório fornecido pela Conab atesta que a decisão da importação de arroz para abastecer o mercado interno foi precipitada. “Ficou claro que não vai faltar arroz. Os números atestam. Já temos uma concorrência desleal com o Mercosul, em função da disparidade tributária. O governo deveria estar protegendo a cadeia produtiva nacional”, avaliou. 

LEIA TAMBÉM  Governo notifica patrões sobre atraso do FGTS de domésticas

Sul do país responde por 80% da produção

O Brasil está entre os maiores produtores mundiais de arroz, sendo o maior produtor da América Latina, com uma produção anual na casa dos 10 milhões de toneladas, podendo variar para mais ou para menos, de acordo com as condições climáticas de cada ano. Somente na safra 2021/2022, de acordo com dados do Boletim da Safra de Grãos da Conab, foram produzidos 10,803 milhões de toneladas do grão, em uma área de 1,619 milhão de hectares. Deste total produzido, cerca de 90% é destinado para o consumo interno e o restante, que equivale a 1,3 milhão de toneladas, são exportados para o todo o mundo.

Além desses dados apresentados através do relatório da Conab, o Sul do Brasil é responsável por 80% da produção de arroz do país. Essas informações foram trazidas pelo presidente da Cooperja e da OCESC, Vanir Zanatta, que deixou claro que não há não há nenhuma necessidade de importar arroz. “Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, juntos, conseguem manter o mercado interno. Não vai faltar arroz para o consumidor brasileiro”, disse.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

PRF apreende médica com mais de 50 frascos de anabolizantes na BR-282 em Chapecó

Na tarde de domingo (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu dezenas de anabolizantes...

Dólar fecha em queda e atinge menor valor em 15 meses no Brasil

O dólar completou nesta sexta-feira (12) a terceira sessão consecutiva de queda e encerrou...

Inadimplência das famílias em SC atinge recorde histórico

A inadimplência das famílias catarinenses atingiu, em agosto, o maior índice desde o início...

Ao vivo: acompanhe 3° dia de votação do julgamento de Bolsonaro e aliados

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou há pouco o julgamento que...