segunda-feira, 22 dezembro, 2025

Alesc reinstala a Frente Parlamentar do Cooperativismo

Compartilhe essa notícia:

 A Assembleia Legislativa reinstalou a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), que atua há mais de 30 anos no Parlamento.

A cerimônia foi realizada na noite de segunda-feira, (10) no hotel Majestic, no centro de Florianópolis, durante evento promovido pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc).

A Frencoop conta com a participação de 12 deputados estaduais que têm como objetivo, apoiar, incentivar e contribuir para o desenvolvimento do setor.

O deputado José Milton Scheffer (PP) foi eleito o coordenador do colegiado. Durante a cerimônia, ele destacou a importância das cooperativas para o crescimento econômico do estado.

“Santa Catarina tem sido o estado mais cooperativista do Brasil. Cerca de 4 milhões de catarinenses são associados em pelo menos uma cooperativa, e elas têm ajudado a melhorar a qualidade de vida, a renda, o empoderamento das pessoas por meio do associativismo. Pretendemos fazer com que essa Frente seja um grupo que vai debater e desenvolver ideias e projetos para fortalecer ainda mais este segmento em nosso estado”.

A Ocesc trabalha com temas convergentes com os da Frente Parlamentar. A entidade conta com 250 cooperativas associadas que atuam em sete ramos diferentes, entre eles, o agropecuário, o médico e o de crédito. O cooperativismo responde por aproximadamente 12% do PIB catarinense e aproximadamente 70% das vendas do estado para o exterior.

O presidente da Ocesc, Vanir Zanatta, reforçou a importância do trabalho conjunto da entidade com o Parlamento. “Os deputados que conhecem e defendem o cooperativismo precisam estar por dentro do que acontece nas cooperativas. Então a Frente Parlamentar é o elo entre o sistema cooperativo e a Alesc, que precisa de informações para conhecer e defender este sistema. Temos desafios na agricultura, na infraestrutura e junto com a Frente sempre buscamos o bom entendimento para solucionarmos os gargalos mais rapidamente”. 

LEIA TAMBÉM  Pé-de-Meia 2025 começa a ser pago: confira valores, datas e regras do benefício

Parlamentares que prestigiaram a cerimônia de reinstalação também reforçaram a importância do trabalho conjunto em defesa do cooperativismo catarinense.

“A Frente tem esta sintonia com as cooperativas catarinenses e ela permite que deputados de diferentes siglas partidárias consigam agregar dentro deste processo e fazer um trabalho voltado à essência do agronegócio catarinense, defendendo desde a pequena à grande propriedade, dentro deste modelo que é referência internacional”, ressaltou o deputado Mauro de Nadal (MDB).

“Se nós pegarmos a grande produção de Santa Catarina, o agronegócio, o setor de carnes, o sistema bancário, hoje, o que mais cresceu em nosso estado é o setor cooperativista. Este associativismo faz com que as pessoas se unam por um bem comum e fazem com que as coisas aconteçam”, destacou o deputado Fabiano da Luz (PT).

“O cooperativismo é o método correto para se debater em conjunto, para avaliar mercados e ter competividade à altura, fazendo com que as coisas aconteçam positivamente. Faz bem para os diferentes setores, para o negócio e para a população, que ganha com essa visão macro das cooperativas”, concluiu o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).

Integram a Frente Parlamentar do Cooperativismo os deputados José Milton Scheffer (PP), Altair Silva (PP), Oscar Gutz (PL), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Lunelli (MDB), Pepê Collaço (PP), Napoleão Bernardes (PSD), Camilo Martins (Podemos), Marcos Vieira (PSDB), Mauro de Nadal (MDB), Fabiano da Luz (PT) e Fernando Krelling (MDB).

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Mais de 120 municípios de SC correm contra o prazo para implantar a NFS-e nacional

Um alerta urgente soa nas prefeituras catarinenses. Ainda que 295 municípios tenham aderido à...

MPSC ajuíza 15 ações penais por desvio de ISS de empresas de Chapecó

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deflagrou 15 ações penais contra sócios-administradores de...

Grave acidente envolvendo carreta e três carros deixa dois mortos na BR-282

Engavetamento envolveu uma carreta e três veículos de passeio

Fim das transmissões online das missas do padre Júlio Lancelotti

As missas dominicais do padre Júlio Lancelotti não serão mais transmitidas pela internet. O...