quinta-feira, 11 junho, 2026

governador garante parceria para construção de túnel em Xanxerê

Compartilhe essa notícia:

O governador Jorginho Mello visitou Xanxerê, no Oeste do estado, na segunda-feira, 11, após a cidade ser atingida por fortes chuvas no último domingo. Jorginho Mello lamentou a morte de um homem em decorrência do fenômeno climático, visitou áreas atingidas e garantiu apoio do Estado para limpeza e reconstrução do município. Ao prefeito Oscar Martarello, o governador afirmou ainda que o Governo vai arcar com a metade dos recursos para a construção de um túnel que terá a função de desviar água do centro da cidade, evitando alagamentos.

Equipes do Estado atuam na cidade desde o ocorrido, em auxílio à população atingida e para o restabelecimento de serviços e vias e que foram prejudicados.

130 milímetros de chuva em menos de uma hora

De acordo com informações da Defesa Civil municipal, choveu mais de 130 milímetros em menos de uma hora na cidade, no período da manhã. Uma pessoa morreu em decorrência das fortes chuvas no município. Luiz Henrique Vettori, 31, teve o carro arrastado pela correnteza. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo ficou preso embaixo de uma ponte e o homem não conseguiu sair.

Os bairros mais atingidos pelo temporal foram Bortolon, Vila União, Dos Esportes, Vista Alegre, Santa Cruz, Centro, São Jorge, Castelo Branco, Primo Tacca, Alvorada e Nossa Senhora de Lourdes. Casas e estabelecimentos comerciais foram inundados.

“Infelizmente Xanxerê também está sofrendo como muitos municípios do nosso estado que foram assolados pela enchente. O Estado será parceiro do município pra tirar do papel o túnel que vai livrar o centro da cidade dos grandes volumes de água. Assim que o projeto tiver pronto, iniciam as tratativas técnicas para começar a construção”, afirma o governador.

LEIA TAMBÉM  Novas regras do empréstimo consignado do INSS exigem biometria facial a partir desta terça-feira

Segundo a prefeitura, o túnel, com aproximadamente 800 metros de extensão e 50 metros de profundidade, tem investimento estimado em R$ 14 milhões.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Fim de semana de tempo estável em Chapecó antes da chuva

Resumo: Os moradores de Chapecó podem aproveitar um fim de semana de tempo estável...

Copa do Mundo 2026 começa hoje com 48 seleções

Resumo: Começa hoje (11), às 14h30, a Copa do Mundo de 2026, com três...

Bolsa Família reduz mortalidade materna e infantil, aponta Fiocruz

Resumo: Estudos desenvolvidos ao longo da última década por pesquisadores do Centro de Integração...

Comissão do Senado aprova autonomia financeira do Banco Central

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (10), a proposta de emenda à Constituição (PEC) que concede autonomia financeira e orçamentária ao Banco Central (BC). A PEC 65 de 2023 agora segue para análise do plenário da Casa.