Com o objetivo de ampliar o espaço de discussão sobre saúde mental e despertar a importância do tema entre os acadêmicos, os cursos da Escola da Saúde da Unochapecó trouxeram o autor e o personagem do livro ‘O Capa-Branca – de funcionário a paciente de um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil’.
O evento que ocorreu na segunda-feira, dia 20 de maio, reuniu acadêmicos e professores dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Psicologia; e a comunidade externa, para ouvir um pouco sobre a trama que se passou no Complexo Psiquiátrico do Juquery, em Franco da Rocha (SP), nos anos 70. O evento ainda teve a participação especial de profissionais e usuários do Caps de Chapecó.
A obra ‘O Capa-Branca – de funcionário a paciente de um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil’, que revela uma história real, foi organizada pelo jornalista e escritor, Daniel Navarro Sonim, por meio de relatos de Walter Farias, o ex-funcionário que se tornou paciente do Juquery.
Conforme Daniel Navarro, a obra foi lançada em 2014. “O livro é indicado para todos os públicos. É uma peça de um grande quebra-cabeça com peças espalhadas por toda a parte que os leitores podem fazer ligações e conhecer sobre a história do Brasil” acrescenta o autor.
Para Paulo Sergio Petroski, acadêmico do quinto período de psicologia da Unochapecó, participar de um evento como esse é gratificante. “Proporciona a troca de ideias entre os outros cursos em uma proposta inovadora e dinâmica”.