quinta-feira, 4 dezembro, 2025

Uma história de família nos Joguinhos Abertos

Compartilhe essa notícia:

Uma história de família marca as competições de handebol nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina que acontecem no município de Caçador. As irmãs gêmeas Renata Garcia e Bruna Garcia mostram nas partidas em que atuam que o laço familiar não se separa nem no momento das competições.

Atualmente, as irmãs alcançaram um alto patamar no cenário do handebol mundial e ambas integram o quadro da Federação Internacional de Handebol (IHF). Recentemente, a dupla de árbitras e irmãs gêmeas retornaram do campeonato mundial júnior que foi realizado na Macedônia.

A história da família Garcia no handebol é tão curiosa que as duas árbitras têm uma terceira irmã gêmea, Gabriela, também árbitra da modalidade e que atua em competições nacionais de handebol.

“Eu e as minhas irmãs somos trigêmeas e fomos atletas de handebol e com isso a gente já vivencia as competições de handebol desde bastante novas na modalidade que faz parte da nossa família. Se a gente imaginava chegar a este ponto de árbitra internacional eu respondo que não. Porque quando começamos ainda crianças a nossa meta era ser apenas atleta” explica Renata.

Bruna reforça a sua identificação com a modalidade handebol do naipe feminino e destaca que como profissionais de modalidade hoje no Brasil, o seu grande sonho é ver o Brasil voltar a ser campeão mundial da modalidade.

“Eu particularmente tenho uma identificação maior com o handebol feminino, acho ele muito mais técnico e tático do que o handebol masculino. Eu percebo a adesão de atletas da categoria feminina chegando, sim, à modalidade e o meu grande sonho para um futuro próximo é ver o Brasil conquistar um campeonato mundial, independente de qual naipe de competição esteja disputando, seja ele masculino ou feminino”, ressalta.

LEIA TAMBÉM  Daniele Campigotto é eleita atleta destaque feminina dos Jogos Abertos de SC

Apoio emocional

O apoio emocional direcionado a atletas e profissionais do esporte, também é ressaltado pelas irmãs árbitras de handebol que ressaltam que contam com um apoio de uma profissional especializada para ter o suporte necessário no momento de entrar em quadra, seja pelos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, ou por qualquer outra competição internacional da modalidade.

“Irmã já briga naturalmente, né? E na quadra muitas vezes acontece de a gente se desentender, porém nada fora do normal do esporte e pouco depois a gente sabe que já está tudo bem. Além disso a gente conta com um apoio de uma profissional especializada em psicologia que nos atende de forma online mas também muitas vezes viaja até o local de competição para nos prestigiar e dar assistência e isso é muito positivo pois nos deixa muito preparadas no momento das competições”, finaliza Bruna.

A entrevista para a Fesporte foi concedida minutos depois de atuarem juntas na partida de handebol masculino dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, entre as equipes de Chapecó e Itajaí.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Chapecoense empresta goleiro Gabriel Werner ao Ypiranga e volante PH ao Sergipe

A Chapecoense oficializou nesta semana o empréstimo de dois atletas formados em suas categorias...

MEC paga 9ª parcela do Pé-de-Meia para estudantes do ensino médio

O Ministério da Educação realiza nesta segunda-feira (1º) o pagamento da nona parcela do...

Mulher fica ferida em capotamento na BR-282 próximo a Xanxerê

Um acidente de trânsito na BR-282, entre os trevos de acesso a Xanxerê, resultou...

Ministério das Mulheres lança guia prático para ampliar acesso ao Ligue 180

O Ministério das Mulheres acaba de lançar o "Guia Prático – Ligue 180", uma...