sábado, 30 agosto, 2025

Rio Grande do Sul em alerta máximo

Compartilhe essa notícia:

Previsão meteorológica deixa todo o estado em situação de alerta de alagamentos

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgou na noite de ontem (17), um boletim alertando que a condição hidrológica é de níveis elevados na região hidrográfica do Guaíba, com os rios Taquari e Caí acima da cota de inundação e demais rios em elevação, e em limiares de normalidade a alerta.

Na região hidrográfica do Uruguai, os rios apresentam condição de normalidade, com exceção do rio Ijuí que apresenta limiar de atenção.

Em função da previsão que indica chuvas volumosas sobre o estado entre os dias 17 e 19 de junho, indica-se a condição de ALERTA para possíveis extravasamentos da calha e respostas rápidas de rios menores, arroios e córregos onde a chuva apresentar elevada intensidade (volume elevado em pouco tempo), para as regiões demarcadas em amarelo conforme o mapa.

Devido aos volumes acumulados para a metade norte do estado, conforme as áreas de risco sinalizadas em laranja no mapa, é esperada a ocorrência de respostas hidrológicas, com o extravasamento da calha de rios menores, arroios, córregos, e, em seguida, a elevação dos rios principais, com possibilidade de serem ultrapassadas cotas de inundação, ocasionando transtornos aos moradores das áreas de maior de risco, além da possibilidade de transtornos associados a alagamentos nos perímetros urbanos.

Sendo assim, é indicada a condição de risco para INUNDAÇÃO para as bacias da Região Hidrográfica do Uruguai: Apuaê-Inhandava, Passo Fundo, Várzea, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Ijuí, Piratinim, Butuí-Icamaquã e Ibicuí; e da Região Hidrográfica do Guaíba: Taquari-Antas, Caí, Alto e Baixo Jacuí e Pardo.

Os rios Taquari e Caí já apresentam níveis acima de suas cotas de inundação e podem atingir níveis mais críticos. Dessa forma é indicado o risco de INUNDAÇÃO EXTREMA para as regiões de vales das bacias  hidrográficas Taquari-Antas e Caí.

As Defesas Civis das cidades próximas a essas bacias já foram informadas dos riscos hidrológicos para que adotem as medidas preventivas dos Planos de Contingência municipais com antecedência, especialmente a retirada de pessoas de áreas de risco.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Tribunal dos EUA considera maioria das tarifas de Donald Trump ilegal

Um tribunal de apelações dos Estados Unidos decidiu, nesta sexta-feira (29), que a maioria...

Dal Pozzo projeta duelo decisivo contra o Vila Nova

A Chapecoense entra em campo nesta segunda-feira (1º), às 19h, na Arena Condá, em...

Grande Efapi passa a ter novo espaço para a Educação Infantil

A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou neste sábado o...

Guarda Municipal cumpre mandado de prisão em Chapecó

Na noite de terça-feira (26), a Guarda Municipal de Chapecó cumpriu um mandado de...