sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Assinada licitação para construção de escola e CEIM no bairro Vederti

Compartilhe essa notícia:

A área de educação tem uma demanda antiga no bairro Vederti, em Chapecó. A falta de escola e creche é uma realidade que acompanha a história desde a implantação das primeiras moradias, em 2013. Esta situação deverá mudar.

Durante a Efapi do Brasil, nesta quinta-feira (16), foi assinada a licitação que prevê a construção de uma Escola Básica Municipal e de um Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) no bairro. As duas unidades devem atender cerca de mil crianças da região, em um investimento de R$ 15 milhões do poder público municipal.

O CEIM contará com 1.500 metros quadrados de área construída, 11 salas de aula, refeitório, cozinha, sala de professores, direção, almoxarifado, lactário, pátio coberto, jardim, horta, playground e banheiros.

Já a escola terá 3.600 metros quadrados, com 11 salas de aula, sala multifuncional, biblioteca, espaço externo multiuso, ginásio coberto, bloco administrativo, áreas de serviço, copa, lavanderia, despensa e banheiros.

O prefeito João Rodrigues destacou que a Efapi do Brasil tem sido palco de importantes anúncios, e que o voltado à educação marca mais um momento significativo. Segundo ele, Chapecó vive um dos maiores ciclos de investimento público da sua história, com mais de R$ 1,6 bilhão em obras concluídas, lançadas ou em andamento.

“A escola no Vederti é uma antiga demanda da comunidade e, diante da demora do governo federal, decidimos executar o projeto com recursos próprios. A escola, o posto de saúde, tudo isso pertence à população. Quando a comunidade participa e cuida, as coisas se mantêm em ordem. Esse envolvimento é o que faz a diferença”, afirmou o prefeito.

Compromisso com a comunidade

A secretária de Educação, Astrid Tozzo, ressaltou que a assinatura representa a concretização de um compromisso com as famílias do bairro.

“É um grande processo que vai acontecer, com a licitação de uma escola básica municipal, que atenderá o ensino fundamental do primeiro ao nono ano, e de um centro de educação infantil municipal, que acolherá as crianças da pré-escola”, explicou.

Ela acrescentou que, após a assinatura, o processo segue para a fase burocrática.

“Esse é um período que depende do andamento da licitação. Pode levar 30, 60 ou até 90 dias, mas estamos otimistas de que as obras iniciem no próximo ano”, completou.

Comunidade celebra avanço

A abertura da licitação para construção do CEIM e da primeira escola do bairro Vederti marca um momento histórico para a comunidade. A presidente da Associação de Moradores, Uiara Tártaro, expressou a emoção e o significado desse passo para os moradores.

“Para nós, não é só uma obra, é a realização de um sonho. Desde o início, as famílias acreditaram nesse local para viver. A escola é o primeiro de muitos equipamentos públicos fundamentais para a comunidade”, destacou.

Uiara lembrou que o bairro já abriga mais de mil famílias e que a chegada da escola atenderá a uma grande demanda por vagas.

“O bairro está se desenvolvendo cada vez mais. A escola facilitará a vida das famílias, mas também precisamos avançar em outros serviços básicos, como posto de saúde e transporte público. Tudo isso faz parte de construir um lugar melhor para viver”, disse.

Na última sexta-feira, 10, durante a abertura da Efapi 2025, o Governador de Santa Catarina anunciou a implantação de uma escola de ensino médio na Grande Efapi que compreende também o bairro Vederti.

LEIA TAMBÉM  Adolescente é apreendido pela PM com drogas e arsenal de armas em Chapecó

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

CASAN interromperá abastecimento de água em Chapecó neste domingo para manutenção

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) realizará manutenção preventiva na Estação de...

Congresso torna exame toxicológico obrigatório para primeira CNH

O Congresso Nacional derrubou um veto presidencial nesta quinta-feira (4), tornando obrigatório o exame...

Idoso de 87 anos morre atropelado e condutor foge sem prestar socorro em Chapecó

Um homem de 87 anos morreu após ser atropelado na Avenida Fernando Machado, no...

Programa Novos Caminhos forma 70 jovens acolhidos no Oeste de SC

Setenta adolescentes em situação de acolhimento institucional receberam certificados de conclusão do Programa Novos...