A área de educação tem uma demanda antiga no bairro Vederti, em Chapecó. A falta de escola e creche é uma realidade que acompanha a história desde a implantação das primeiras moradias, em 2013. Esta situação deverá mudar.
Durante a Efapi do Brasil, nesta quinta-feira (16), foi assinada a licitação que prevê a construção de uma Escola Básica Municipal e de um Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) no bairro. As duas unidades devem atender cerca de mil crianças da região, em um investimento de R$ 15 milhões do poder público municipal.
O CEIM contará com 1.500 metros quadrados de área construída, 11 salas de aula, refeitório, cozinha, sala de professores, direção, almoxarifado, lactário, pátio coberto, jardim, horta, playground e banheiros.
Já a escola terá 3.600 metros quadrados, com 11 salas de aula, sala multifuncional, biblioteca, espaço externo multiuso, ginásio coberto, bloco administrativo, áreas de serviço, copa, lavanderia, despensa e banheiros.
O prefeito João Rodrigues destacou que a Efapi do Brasil tem sido palco de importantes anúncios, e que o voltado à educação marca mais um momento significativo. Segundo ele, Chapecó vive um dos maiores ciclos de investimento público da sua história, com mais de R$ 1,6 bilhão em obras concluídas, lançadas ou em andamento.
“A escola no Vederti é uma antiga demanda da comunidade e, diante da demora do governo federal, decidimos executar o projeto com recursos próprios. A escola, o posto de saúde, tudo isso pertence à população. Quando a comunidade participa e cuida, as coisas se mantêm em ordem. Esse envolvimento é o que faz a diferença”, afirmou o prefeito.
Compromisso com a comunidade
A secretária de Educação, Astrid Tozzo, ressaltou que a assinatura representa a concretização de um compromisso com as famílias do bairro.
“É um grande processo que vai acontecer, com a licitação de uma escola básica municipal, que atenderá o ensino fundamental do primeiro ao nono ano, e de um centro de educação infantil municipal, que acolherá as crianças da pré-escola”, explicou.
Ela acrescentou que, após a assinatura, o processo segue para a fase burocrática.
“Esse é um período que depende do andamento da licitação. Pode levar 30, 60 ou até 90 dias, mas estamos otimistas de que as obras iniciem no próximo ano”, completou.
Comunidade celebra avanço
A abertura da licitação para construção do CEIM e da primeira escola do bairro Vederti marca um momento histórico para a comunidade. A presidente da Associação de Moradores, Uiara Tártaro, expressou a emoção e o significado desse passo para os moradores.
“Para nós, não é só uma obra, é a realização de um sonho. Desde o início, as famílias acreditaram nesse local para viver. A escola é o primeiro de muitos equipamentos públicos fundamentais para a comunidade”, destacou.
Uiara lembrou que o bairro já abriga mais de mil famílias e que a chegada da escola atenderá a uma grande demanda por vagas.
“O bairro está se desenvolvendo cada vez mais. A escola facilitará a vida das famílias, mas também precisamos avançar em outros serviços básicos, como posto de saúde e transporte público. Tudo isso faz parte de construir um lugar melhor para viver”, disse.
Na última sexta-feira, 10, durante a abertura da Efapi 2025, o Governador de Santa Catarina anunciou a implantação de uma escola de ensino médio na Grande Efapi que compreende também o bairro Vederti.