A Casan é um dos destaques da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi). A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento participa da feira, que ocorre desta sexta-feira (10) até 19 de outubro no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, com o objetivo de aproximar-se da comunidade. A empresa preparou um estande especial para atendimento ao público, distribuição de materiais informativos e água, além de apresentar seus investimentos recordes na região de Chapecó, totalizando R$ 163 milhões (entre valores já aplicados desde 2023 e previstos até 2026).

“Esta é uma importante oportunidade da Companhia mostrar aos visitantes as nossas atividades. Como muitas das nossas entregas são obras subterrâneas ou não visíveis diretamente, frequentemente passam despercebidas pela população”, explica Pery Fornari Filho, gerente Regional do Oeste.
Portanto, o papel da CASAN na EFAPI é demonstrar o trabalho contínuo na prestação e aperfeiçoamento dos serviços de abastecimento e saneamento na cidade de Chapecó.
Principais investimentos em abastecimento e saneamento
A CASAN vem aplicando recursos significativos para modernizar e expandir seus sistemas em Chapecó. Entre os principais investimentos já executados, a Companhia entregou sete novos reservatórios no início deste ano, incluindo o maior reservatório de aço vitrificado do estado, com capacidade para 5 milhões de litros, localizado no Bairro EFAPI, o bairro que recebe a feira.
Você também encontra, entre as melhorias já realizadas, a revitalização das estruturas das Estações de Tratamento e a implantação do Centro de Monitoramento Operacional. Este centro acompanha em tempo real os Sistemas de Abastecimento dos 90 municípios que a CASAN atende na Região Oeste.
Obras estruturantes em andamento
A Companhia mantém em andamento projetos de grande impacto para garantir o futuro do abastecimento da região:
- Dragagem do Lajeado São José: O projeto prossegue com a execução da dragagem, que irá retirar 350 mil m³ de lodo do principal manancial de Chapecó até 2026.
- Projeto Chapecozinho: Esta obra transportará água do Rio Chapecozinho por uma rede de 58 km, de Bom Jesus até Chapecó. As frentes de trabalho avançam na Macroadutora de Água Tratada, na Estação de Tratamento de Água e em novos Reservatórios.
Em paralelo, a CASAN projeta uma nova captação de água no Rio Uruguai, na confluência com o Rio Chalana, no município de Guatambu (SC), com um investimento previsto de R$ 70 milhões. A obra aguarda o licenciamento ambiental para iniciar o processo licitatório.
Tecnologia e expansão do esgotamento sanitário
No setor de esgoto, a Companhia está ampliando o Sistema de Esgotamento Sanitário para os bairros São Pedro, Vila Mantelli e Unochapecó, além disso, segue modernizando o sistema de tratamento de efluentes do município. O Programa Trato pelo São José continua ativo, realizando fiscalizações e orientando moradores sobre a correta ligação à rede coletora e executando mutirões de limpeza na região do Lajeado.
Novas Tecnologias para Mais Eficiência
No estande da CASAN na EFAPI 2025, você conhecerá duas tecnologias inovadoras que aperfeiçoam os serviços:
- Método Não-Destrutivo (MND): Utiliza uma máquina perfuratriz para instalar redes no subsolo sem danificar calçadas, tubulações ou o asfalto. Cerca de 63 km de redes já foram instaladas em Chapecó com este método, que continuará a ser usado no próximo ano.
- Satélite Asterra (Israelense): Utilizado para encontrar vazamentos no subsolo, este equipamento já atingiu 70% de efetividade na região. Com uma média de 3,46 vazamentos encontrados por dia, a tecnologia auxilia a Companhia no combate às perdas de água, garantindo a eficiência no abastecimento.

A EFAPI é uma feira multissetorial tradicional em Chapecó desde 1967, focada em setores como agropecuária, indústria e comércio. A organização espera receber 500 mil visitantes em 2025, com shows, exposições e a participação de grandes empresas como a CASAN.