Duas instituições comunitárias de Santa Catarina se destacaram no Ranking de Universidades Empreendedoras 2023 (RUE), divulgado pela Brasil Júnior. A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) conquistou a 8ª posição, enquanto a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UnoChapecó) alcançou a 9ª colocação, entre as 108 instituições de ensino analisadas.
O estudo, realizado a cada dois anos, envolveu a participação de mais de 4 mil estudantes e avaliou critérios como inovação, extensão, cultura empreendedora, capital financeiro, infraestrutura e internacionalização.
“Esta notícia nos enche de orgulho. Ver duas de nossas instituições destacando-se entre as mais empreendedoras do Brasil reforça o compromisso das universidades comunitárias em fomentar um ambiente educacional inovador e empreendedor, preparando nossos estudantes para os desafios do futuro”, destaca Luciane Ceretta, Presidente da Acafe e reitora da Unesc.
O Reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, enfatizou o compromisso da universidade em transformar o modelo educacional vigente no país. “Este é um passo significativo em direção a uma educação mais alinhada com as demandas do século XXI e ao fortalecimento do tecido social e econômico da comunidade local”.
O resultado obtido por Unesc e UnoChapecó no Ranking de Universidades Empreendedoras ressalta o papel da Acafe na promoção do ensino superior de qualidade, sempre voltado para o fortalecimento das comunidades onde estão inseridas.
Conheça o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE):
A Brasil Júnior, organização sem fins lucrativos que representa estudantes inseridos em empresas juniores, produz o ranking desde 2016. O RUE define uma universidade empreendedora como uma comunidade acadêmica inserida em um ecossistema favorável ao desenvolvimento da sociedade por meio de práticas inovadoras. O ranking de 2023 é liderado pela Universidade de São Paulo (USP), com pontuação de 64,69.
Universidades Mais Empreendedoras do Brasil
Veja a lista com as 10 primeiras colocadas:
– Universidade de São Paulo (USP) – Nota: 64,69
– Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – 64,38
– Universidade Federal de Viçosa (UFV) – 61,27
– Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – 59,14
– Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) – 58,52
– Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – 57,74
– Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – 57,22
– Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) – 56,58
– Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) – 56,04
– Universidade Federal de Goiás (UFG) – 54,61