Nesta semana, estudantes do ensino fundamental, da EBM Diogo Alves da Silva, no bairro Efapi, tiveram a oportunidade de conhecer o ônibus do Projeto Vida Marinha, que estacionou próximo da escola.
Ele foi idealizado pela bióloga Cristina Portela no estado do Paraná e busca, desde 2000, ensinar e sensibilizar alunos das redes pública e privada sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, em especial os biomas aquáticos.
Dentro do ônibus, que é um museu itinerante, é possível encontrar mais de cem espécies de animais verdadeiros, que foram taxidermizados e conservados em álcool, permitindo que os visitantes possam tocá-los. Além disso, a experiência torna-se única na medida em que proporciona o contato com espécies marinhas que muitas pessoas só conhecem por meio de livros e filmes.
“O que eu achei mais interessante foi a variedade de espécies que vi no ônibus. Também gostei muito de encostar no polvo porque foi uma experiência nova já que eu nunca tinha encostado em nenhum animal marinho, nem em peixes. Então, foi uma sensação incrível para mim”, disse Elano de Freitas Damaceno Pucci, do 5º ano.
Para Alexander Daniel Morales Salazar, do 3º ano, a visita ao Projeto Vida Marinha proporcionou novos aprendizados e despertou a consciência ambiental. “Foi uma grande oportunidade para mim de aprender sobre novas espécies e seguir me preocupando em preservar o nosso meio ambiente. A minha parte favorita foi poder encostar em animais que eu nunca tinha visto na vida real, o peixe-lua e o pinguim foram os que mais chamaram a minha atenção”, disse ele.
“Proporcionar vivências que contribuam no aprendizado dos nossos estudantes, dentro e fora da sala de aula, fundamentam o nosso objetivo de promover uma educação integral a todos que frequentam a Rede Municipal de Ensino, expandindo os horizontes e ampliando os conhecimentos adquiridos”, comentou Daniela Moratelli, Secretária de Educação.
