terça-feira, 17 setembro, 2024

Mundo SENAI abre as portas para mais de 8 mil alunos

Compartilhe essa notícia:

 O mundo da aprendizagem industrial, SENAI abriu suas portas para a comunidade, empresários e mais de 8 mil visitantes, durante a quarta e quinta-feira, 7 e 8, tiveram a oportunidade de conhecer as instalações das unidades do SENAI de Chapecó, Xanxerê e São Lourenço do Oeste, e foi possível observar o universo tecnológico e da indústria. Paralelo aconteceu o primeiro Feirão da Aprendizagem com grandes indústrias e empresas com vagas disponíveis para estudantes do programa jovem aprendiz.

“Falar sobre o SENAI é algo muito contagiante para nós, pois este evento já acontece há mais de uma década em todo o Brasil, de forma simultânea em todas as federações, sendo 16º edição no Estado de SC”, afirma o gerente executivo do SENAI, SESI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti. “Nosso principal objetivo sempre será despertar o interesse dos jovens pelo mundo das profissões, tecnologia e inovação, que são áreas essenciais para a indústria. Teremos a apresentação de projetos dos cursos técnicos, aprendizagem industrial e qualificação profissional, assim como do ensino superior, além da participação do Instituto de Alimentos e Bebidas com pesquisas aplicadas, desenvolvimento de produtos e experimentações. É realmente um mundo de oportunidades”, destacou.

Carminatti ainda frisou que paralelo ao Mundo SENAI aconteceu o Feirão da Aprendizagem, que busca conectar empresas com vagas abertas a alunos preparados, como aprendizes ou trabalhadores que eventualmente estejam fora do mercado. “Nosso índice de empregabilidade, nos cursos de Aprendizagem Industrial, é de 98%, o que reflete a alta demanda por profissionais qualificados.”

O coordenador de educação profissional regional oeste, Willi Robert Sobotka, salientou que o SENAI oferece capacitações para diversas áreas da indústria. “A partir de 14 anos já é possível acessar cursos profissionais. Os jovens aprendizes têm entre 14 e 24 anos. Também oferecemos ensino médio, cursos maker, cursos técnicos, qualificação profissional e graduação. Durante esses dois dias, além de apresentar projetos e a infraestrutura, os alunos tiveram a oportunidade de interagir, por meio de oficinas, realizando pequenas tarefas praticas coordenadas e orientadas pelos estudantes do SENAI e docentes, em todas as unidades da entidade.”

A analista de desenvolvimento humano da Aurora Coop, Emeline Pompeo, enfatizou que o programa de aprendizagem é fundamental para a cooperativa, pois permite ofertar oportunidades para os jovens no mercado de trabalho. “Contar com uma instituição tão séria e competente como o SENAI é um privilégio. Estar aqui e poder falar um pouco sobre a cooperativa é uma chance valiosa. Compartilhar como é o dia a dia na indústria, ter esse contato próximo e pessoal com eles tem sido muito especial para nós”, apontou.

Com apenas 15 anos o estudante do ensino médio da Escola SESI e da aprendizagem em Eletricista Industrial , Victor Ângelo Sfreddo, se destaca por ser participante da WorldSkills. “Recentemente, passei pela etapa regional e consegui a vaga para o estadual. Os treinos para a etapa estadual são muito mais difíceis, então, estou me esforçando bastante, até ficando à noite para treinar. Acho o Mundo SENAI incrível, especialmente, pelo networking. Muitas empresas nos conhecem e é uma oportunidade de mostrar a outros jovens o que temos aqui. Os projetos que desenvolvemos despertam interesse e paixão”, comentou o aluno entusiasmado.

Para o visitante Pedro Gabriel Padilha dos Santos, de 16 anos, da E.E.B. Prof. Valesca Carmen Resk Parizotto ressaltou que o SENAI oferece uma ampla gama de oportunidades para explorar diferentes áreas. “Achei o espaço muito legal porque é grande, acolhedor e aconchegante. Vejo um potencial para o SENAI formar nossas gerações de profissionais capacitados, pessoas com mentes inovadoras e criativas para o futuro”, concluiu.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Gasolina ou álcool: o que é melhor para o carro flex?

O jornalista e especialista em automóveis Boris Feldman traz dicas valiosas para os motoristas...

STF decide por investigação contra Silvio Almeida

Julgamento tem seis votos para manter no STF casos de ministros mesmo quando investigação...

Balcão de Empregos de Chapecó tem vagas disponíveis em 326 empresas

O Balcão de Municipal de Empregos de Chapecó tem 994 vagas disponíveis, em 326...

Brasil tem mais de 30 internações ao dia por tentativa de suicídio

Dado é da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) O Sistema Único de Saúde...
error: Este conteúdo é protegido !!