sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Chapecó investe em ações que fortalecem a Alfabetização

Compartilhe essa notícia:

Hoje, 8 de setembro, celebramos o Dia Internacional da Alfabetização. Para marcar essa data, a Prefeitura de Chapecó, por meio da Rede Municipal de Ensino, reforça o compromisso com práticas e projetos que fortalecem a alfabetização em todas as etapas do processo educativo.

Na Educação Infantil, desde as turmas de berçário, as crianças participam de atividades que envolvem vivências literárias, que se ampliam até a pré-escola. Durante esta etapa de ensino, os pequenos começam a compreender o uso das letras, números e símbolos, realizando as primeiras tentativas de escrita e desenvolvendo o gosto pela leitura.

Já no Ensino Fundamental, a alfabetização acontece no primeiro e segundo ano, por meio de abordagens pedagógicas lúdicas e acolhedoras, com o propósito de garantir às crianças o acesso ao direito à leitura e à escrita de forma prazerosa e aprofundada.

Através do Programa Afetividade para Reaprender – PARE, os professores promovem atividades semanais que combinam ludicidade e afetividade, com o objetivo de reforçar habilidades fundamentais para a alfabetização. Além disso, as turmas de segundo ano passam por avaliações mensais de fluência leitora, permitindo o acompanhamento contínuo do desenvolvimento dos estudantes e o fortalecimento da aprendizagem.

De acordo com a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, a capacitação dos professores é outra prioridade da rede. Por meio das formações, os educadores são estimulados a aplicar práticas pedagógicas que valorizam a criatividade, a pesquisa, a leitura e a escrita, promovendo um aprendizado significativo para os alunos. “Investimos continuamente na melhoria dos espaços educativos, na aquisição de materiais pedagógicos e na formação dos professores, para garantir um ensino de qualidade e o desenvolvimento integral das crianças. Em 2024 recebemos o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em reconhecimento às ações desenvolvidas para garantir a alfabetização na idade certa.”, afirmou.

LEIA TAMBÉM  Pé-de-Meia 2025 começa a ser pago: confira valores, datas e regras do benefício

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Polícia Civil e Sitran lançam campanha “Árvore do Bem” para Natal de crianças carentes

A Polícia Civil de Chapecó, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte...

Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou nesta segunda-feira (1º) uma resolução que simplifica...

SC lança campanha para manter parte do IR no estado com repasse de R$ 105 milhões

O governador Jorginho Mello e a vice-governadora Marilisa Boehm lançaram nesta terça-feira (2) a...

Marcha para Jesus reúne fiéis no centro de Chapecó hoje

Chapecó recebe neste sábado (29) mais uma edição da Marcha para Jesus, evento que...