domingo, 19 maio, 2024

Acafe recebe homenagem pelos 50 anos de fundação

Compartilhe essa notícia:

Para marcar os 50 anos de fundação da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), a Assembleia Legislativa realizou na noite da segunda-feira (13), no Plenário Deputado Osni Régis, uma sessão especial, proposta pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD). O evento contou com a presença de autoridades de todo o estado, além de reitores, professores, colaboradores e alunos das instituições de ensino superior homenageadas.

“Se Santa Catarina se destaca para o Brasil e para o mundo em tantos indicadores, deve muito isso ao sistema comunitário de ensino superior mantido pela Acafe”, afirmou Napoleão. “O trabalho que essas instituições de ensino realizam retorna em desenvolvimento regional, de acordo com as votações de cada região.”

A presidente da Acafe, Luciane Ceretta, lembrou que em 50 anos de atuação, as universidades comunitárias formaram mais de 600 mil pessoas que têm contribuindo, desde então, para que Santa Catarina seja destaque em muitos indicadores. Ela fez questão de citar o nome dos responsáveis pela criação da associação, fundada oficialmente em Blumenau, no dia 2 de maio de 1974.

“A Acafe talvez seja um dos maiores cases de inovação social em Santa Catarina, modelo que foi exportado para outros estados”, disse Luciane. “Ao mesmo tempo em que somos muito agradecidos e honrados por essa homenagem, também nos sentimos convocados a fazer cada vez melhor nosso trabalho.”

O reitor da Univalli, Valdir Cechinel Filho, que ocupou a tribuna em nome das instituições homenageadas, destacou que o sistema Acafe está presente em mais 50 municípios catarinenses e oferecer mais de 800 cursos de graduação e pós-graduação.

“A Acafe cumpre com maestria e excelência a missão de desenvolver o ensino, a ciência, a tecnologia, a inovação, o empreendedorismo”, declarou. “Fortalece a pujante economia de Santa Catarina e transforma a vida de milhares de pessoas todos os anos.”

“Não podemos nos esquecer da infância”, disse o secretário. “Nossas crianças precisam de uma educação que lhes dê a possibilidade de realmente serem cidadãos e instrumentos de uma sociedade melhor.”

A sessão especial contou com a presença do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), do reitor da Udesc, José Fragalli, e dos deputados Ivan Naatz (PL), Luciane Carminatti (PT), Mário Motta (PSD), Rodrigo Minotto (PDT), Julio Garcia (PSD) e  Lunelli (MDB). Naatz, que é formado pela Furb, destacou o espírito cooperativista da Acafe, mediante a união de esforços e a troca de experiências em prol de um ensino superior de qualidade. “Você realizam os sonhos das pessoas”, disse.

Luciane Carminatti ressaltou que a Acafe proporcional uma capilaridade na formação profissional, ao permitir que o ensino superior esteja espalhado por todo o estado. “Dá para pensar Santa Catarina sem os indicadores positivos que temos sem a presença da Acafe?”, questionou a deputada. “As universidades comunitárias fizeram o papel que o Estado deveria fazer.”

Mário Motta afirmou que a Acafe foi pioneira no Brasil com o seu modelo de interiorização do ensino superior e respeitou as diferenças regionais ao levar o conhecimento a todos o estado. “São 50 anos aperfeiçoando o estado.”

Rodrigo Minotto lembrou que a Acafe representa a pedra fundamental da educação superior em Santa Catarina. “É um compromisso com a qualidade academia, a inovação e a inclusão”, destacou.

A Acafe foi fundada em 1974 com o objetivo principal de unir as 18 fundações educacionais criadas por municípios catarinenses para proporcionar cursos de ensino superior no interior do estado. Atualmente, ela é composta por 14 instituições, que reúnem 142 mil estudantes de graduação, o que representa 70% dos estudantes universitários de Santa Catarina.

Homenageados:

Acafe, Unesc, Uniarp, Unochapecó, Udesc, Unoesc, Uniplac, Univille

Furb, Univali, Unibave, Unifebe Católica SC, Unidavi.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

error: Este conteúdo é protegido !!