domingo, 15 fevereiro, 2026

Ebm Herbert de Souza incentiva estudantes na área de comunicação

Compartilhe essa notícia:

Projeto colabora para que alunos interpretem notícias com foco nos fenômenos sociais e culturais

A Escola Básica Municipal Herbert de Souza desenvolve o projeto “Herbert News”, com os estudantes de 6º e 7º ano, desde o ano de 2023. A iniciativa foi proposta pelas professoras Aracéli Nichelle e Eliane Taffarel, com o objetivo de ajudá-los a interpretar as notícias veiculadas nas diferentes mídias atuais.

Neste ano de 2024, o projeto será reestruturado e a professora Aracéli contará com a colaboração da colega Eliane Lauxen para a continuidade do mesmo. 

“Nós trabalhamos com base nas habilidades da Base Nacional Comum Curricular para que os alunos interpretem as notícias com foco nos fenômenos sociais, culturais e de linguagem que estão presentes nelas; além disso, os estimulamos para que eles utilizem as tecnologias de forma crítica, sempre refletindo sobre a ética necessária no momento de acessar e divulgar informações”, explicou Aracéli.

Giulia Machado de Almeida, aluna do 7º ano, comentou sobre sua participação na atividade. “Fazer parte do projeto é muito importante para mim, pois me ajuda a desenvolver habilidades de comunicação, utilizar diferentes ferramentas tecnológicas e também contribui para desenvolver o trabalho em equipe, porque nos reunimos e tomamos as decisões em grupo sobre todos os processos do jornal. O que eu mais gosto de fazer é entrevistar as pessoas, fico muito empolgada”, disse.

Em 2023, os estudantes que participaram do projeto, visitaram uma emissora de televisão local e conheceram todo processo realizado nos bastidores, ou seja, antes que as notícias fossem transmitidas na programação do jornal ao vivo, online ou  impresso. Essa visita técnica contribuiu para o aperfeiçoamento da forma de produzir os conteúdo. 

Astrit Tozzo, Secretária de Educação, comentou sobre a importância de desenvolver as habilidades necessárias para a vida cotidiana. “Em nossa sociedade atual, lidamos com a tecnologia diariamente e precisamos de cidadãos capacitados e éticos na utilização delas, com compromisso social de levar informações de qualidade e combater as fake news. A iniciativa das professoras demonstra o compromisso da Educação Pública Municipal com a formação de estudantes críticos, preocupados com a qualidade do que é divulgado e que sabem a importância do trabalho em equipe”, afirmou.

LEIA TAMBÉM  Inscrições para o Prouni do primeiro semestre de 2026 começam hoje (26)

 As plataformas e conteúdos podem ser acessados no seguinte link: https://linktr.ee/herbertnews?utm_source=linktree_profile_share&ltsid=3c5cea50-10c2-4263-968a-0ffca0389985.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

HRO recebe R$ 814 mil para ampliar oncologia pediátrica em evento sobre câncer infantil

O Hospital Regional do Oeste (HRO) recebeu um cheque simbólico de R$ 814 mil...

Nova diretoria da ACIC define prioridades regionais e planeja Mercoagro 2026

A nova diretoria da ACIC Chapecó, empossada informalmente nesta semana sob a presidência do...

Casan dá destinação correta a mais de 1,2 mi de litros de esgoto em Chapecó

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), por meio do programa ambiental Trato...

Chapecoense recebe Coritiba na Arena Condá para manter 100% como mandante

Chapecoense x Coritiba se enfrentam nesta quarta-feira (11), às 19h, na Arena Condá, pela...