O Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, é uma data de reflexão sobre as conquistas, desafios e a luta da comunidade surda por inclusão, direitos e respeito. Para marcar o momento, a EBM Jardim do Lago desenvolveu um projeto especial que evidencia as iniciativas da Rede Municipal de Ensino em prol da acessibilidade e valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Atividades realizadas na EBM Jardim do Lago
A turma do terceiro ano, orientada pelo professor instrutor Kelvim Ferreira Pinto e pela professora bilíngue Eleandra Antunes de Mello, participou de uma roda de conversa sobre a história e o significado da data. Em seguida, os alunos produziram materiais educativos que reforçam a importância do respeito à comunidade surda, da inclusão e da difusão da Libras.
Atendimento especializado na Rede Municipal
Atualmente, a Rede atende 23 estudantes com deficiência auditiva ou surdez e conta com profissionais bilíngues, intérpretes e instrutores de Libras. Para ampliar o atendimento, dispõe da Sala de Recursos Multifuncionais AEE Libras, localizada na EBM Rui Barbosa. Em 2025, foi organizada uma extensão do serviço no CEIM Ciranda da Criança, visando atender melhor a região da Grande Efapi.
Trabalho além da sala de aula
Segundo a secretária de Educação, Astrit Tozzo, o trabalho do professor instrutor surdo vai além das aulas no contraturno escolar:
“Na Rede Municipal de Ensino também são realizadas intervenções nas turmas regulares que possuem alunos surdos matriculados, ensinando Libras para os demais estudantes, fortalecendo a comunicação e promovendo a consciência sobre a importância da língua de sinais para toda a comunidade escolar”, destacou.
Mensagem da Secretaria de Educação
A secretária ressaltou ainda o valor da data:
“Hoje, celebramos o Dia Nacional do Surdo, uma data de grande significado para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e respeitosa. Quero parabenizar todos os nossos profissionais, estudantes, famílias e, especialmente, a comunidade surda, por sua força, cultura e contribuição tão importante para a nossa Rede de ensino.”







