sábado, 7 setembro, 2024

Senai promove competição de educação profissional

Compartilhe essa notícia:

Foram 33 competidores, preparados por professores do SENAI que participaram da WestSkills em Chapecó, na última semana. As modalidades programadas para a competição de de educação profissional incluiram Automação Industrial, Desenho em CAD, Eletricidade Industrial, Fresagem a CNC, Instalações Elétricas Prediais, Mecânica Industrial, Segurança do Trabalho, Soldagem e Usinagem Convencional. O evento foi a etapa regional da competição e envolveu os municípios de São Miguel do Oeste, Pinhalzinho, Maravilha, São Lourenço, Xanxerê e Chapecó. Os vencedores passam para etapa estadual, nacional e podem chegar no mundial, em Shanghai em 2026 da WorldSkills. A etapa estadual ocorrerá em setembro em 12 municípios de Santa Catarina.

Desde 1983, os alunos do SENAI integram o time brasileiro na WorldSkills. Para o vice-presidente da FIESC da região extremo-oeste, Astor Kist, o momento, além de celebrar as habilidades dos estudantes expõe a força da indústria. “Defendemos a educação profissional como ferramenta chave para o desenvolvimento da indústria brasileira e, consequentemente, para o progresso do país. Sabemos que o setor industrial gera crescimento econômico, criação de novos negócios e melhoria na qualidade de vida da população,” frisou.

O gerente de SENAI, SESI e IEL na Regional Oeste, Jardel Carminatti, salientou que a competição desenvolve os alunos como futuros profissionais e inspira para novos empreendimentos. “Nossa região é significativamente industrializada e em constante evolução. Isso cria uma demanda por profissionais com competências técnicas específicas. Os participantes dessa competição estão se qualificando cada vez mais para integrar as indústrias locais, regionais e nacionais. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades também os prepara para serem empreendedores, contribuindo para a inovação e o crescimento contínuo do oeste”, apontou.

“Os alunos treinam todas as tardes, realizando exercícios repetitivos, provas e simulados. Este foco nos treinos é essencial para o desenvolvimento dos alunos, tanto na competição quanto pessoalmente. O treinamento não só os prepara tecnicamente, mas também contribui para seu crescimento pessoal, tornando-os melhores profissionais e pessoas,” explicou o delegado técnico da WorldSkills para Santa Catarina, Tiago Conte. “Já percebemos os resultados positivos no processo realizado aqui na regional Oeste, no WestSkills, como a integração entre professores e competidores e o alto nível técnico das provas. Esse ambiente de competição deixa tudo mais interessante”, acrescentou.

O competidor, Felipe Soster, é estudante de técnico em eletromecânica, competiu na modalidade de “usinagem em torno mecânico convencional” e mencionou a relevância da experiência tanto profissionalmente quanto no âmbito pessoal. “Todos os professores estão dispostos a ajudar, mesmo aqueles que não atuam diretamente na nossa área. Eles nos dão apoio moral e nos ajudam no que for necessário. Estamos nos esforçando e nos dedicando para alcançar bons resultados nas provas.”

 Soster enfatizou que o que motivou a participar foram os resultados e o desenvolvimento dos competidores anteriores. “Muitos deles conseguiram construir carreiras excelentes, abriram suas próprias empresas e se tornaram referências no mercado.”

WORLDSKILLS

A WorldSkills International é organizada pela Internacional Vocation Training Organization (IVTO) e teve início em 1950, nas ruínas da Segunda Guerra Mundial. Na época, as economias de países europeus estavam devastadas, propiciando uma grande escassez de mão de obra hábil e a possibilidade de uma nova depressão econômica. Para oportunizar aos jovens a introdução no mundo das habilidades vocacionais, Francisco Albert Vidal decidiu criar um concurso de habilidades para a juventude da Espanha e de Portugal. O campeonato foi modesto para os padrões atuais, mas fez nascer um movimento internacional sobre o assunto.

O Senai é a única instituição certificada no país para atuar na capacitação desse profissional. Com isso, o Brasil agrega atualmente 18 participações em WorldSkills e já conquistou 136 medalhas. Segundo dados do Portal da Indústria, a primeira medalha conquistada por brasileiros foi de prata na modalidade de Tornearia em 1989, na Inglaterra.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

20ª Feira de Mudas em Chapecó segue até domingo

A 20ª Feira de Mudas, promovida pela Administração Municipal de Chapecó por meio da...

Faturamento de franquias cresce 12,8% no segundo trimestre

O melhor ambiente econômico, propício aos investimentos, contribuiu para que o setor de franquias...

Igreja Metanoia inaugura novo espaço em Chapecó

Novo espaço foi inaugurado em Chapecó no último fim de semana, dias 31 de...

Simpósio debate “Reforma Tributária: Perspectivas e Desafios” acontece nesta quarta-feira, 4, em Chapecó

O presidente da Associação dos Tributaristas do Estado e advogado, Ricardo Cavalli, destaca a...
error: Este conteúdo é protegido !!