quarta-feira, 15 janeiro, 2025

Inflação continua menor para famílias com renda mais baixa

Compartilhe essa notícia:

A inflação oficial para famílias com renda mais baixa, em novembro deste ano, continuou sendo menor do que para aquelas com renda mais alta, como ocorreu nos cinco meses anteriores, segundo dados divulgados na quarta-feira 13, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

De acordo com o Ipea, em novembro a inflação para famílias com renda muito baixa, baixa e média-baixa passou de 0,13% em outubro para 0,20% em novembro. Entre as pessoas com renda média, a inflação passou de 0,22% para 0,23%.

Entre aquelas com renda média-alta, a inflação manteve-se em 0,23%. Por fim, entre as pessoas com renda alta, a alta de preços passou de 0,55% para 0,58%.

Segundo o Ipea, o principal impacto inflacionário para as classes de renda mais baixas, em novembro, veio do grupo “alimentos e bebidas”, com altas de produtos como o arroz (3,7%), feijão-preto (4,2%), batata (8,8%), cebola (26,6%), carnes (1,4%) e aves e ovos (0,53%).

Os gastos com habitação também pressionaram o orçamento das famílias com renda mais baixa, principalmente devido ao aumento de 1,1% nas tarifas de energia elétrica. Para as famílias de renda mais alta, o maior impacto da inflação no mês veio da alta de 19,1% nos preços das passagens aéreas e de 0,76% nos planos de saúde. 

No acumulado de 12 meses, a inflação cresce de acordo com a faixa de renda: muito baixa (3,38%), baixa (3,85%), média baixa (4,40%), média (4,93%), média-alta (5,24%) e alta (6,09%).

A inflação oficial é medida mensalmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Ipea usa os dados do IBGE para fazer a divisão da inflação por faixa de renda.

LEIA TAMBÉM  CNI prevê crescimento da economia de 2,4% em 2025

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Vereador Paulinho propõe projeto de lei de Educação Especial

O vereador Paulinho da Silva (PCdoB) está propondo um projeto exclusivo para a a...

Homem de 19 anos fica ferido em acidente

Ocorrência foi no centro da cidade de Maravilha, na noite de sábado

O tradicionalismo e a música gaúcha se despedem de Gildinho

Fundador de Os Monarcas deixa legado de determinação e humanismo. Ele será sepultado hoje, em Erechim RS

Previdência: contribuição mensal do MEI terá reajuste

A partir de fevereiro, a contribuição mensal do MEI (Microempreendedor Individual) à Previdência Social...
error: Este conteúdo é protegido !!