sexta-feira, 4 abril, 2025

Sicoob e Embrapa firmam parceria

Compartilhe essa notícia:

O setor agropecuário brasileiro passa por constantes transformações em um cenário global cada vez mais desafiador, influenciado por fatores socioeconômicos, políticos, culturais e tecnológicos. Como reflexo desse contexto, a previsão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) aponta que o rebanho brasileiro deve atingir 234,6 milhões de animais em 2025 – uma redução de 2,2% em relação a 2024.

Para auxiliar os cooperados a superarem esses obstáculos e aprimorarem os sistemas de produção de gado de corte, o Sicoob firmou uma parceria com a Embrapa para implementar o Programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA), que incentiva a adoção de protocolos de controle de qualidade para sistemas de produção sustentáveis, para maior rentabilidade e competitividade.

Segundo Francisco Reposse Júnior, diretor Comercial e de Canais do Sicoob, por meio da parceria, seus cooperados terão acesso a técnicos altamente capacitados em assistência técnica rural, que fornecerão protocolos de controle de qualidade para gado de corte, realizarão diagnósticos precisos e auxiliarão os produtores na implementação de melhorias, assegurando o cumprimento dos requisitos do Programa BPA.

“Temos o prazer de anunciar uma parceria estratégica, resultado de um longo período de planejamento e desenvolvimento. A Embrapa, reconhecida como líder em pesquisa agropecuária no Brasil, unirá forças com o Sicoob para impulsionar o Programa BPA, contribuindo, assim, para mais rentabilidade ao produtor, que contará com um rebanho mais eficiente e, consequentemente, menos perdas”, esclarece o executivo.

A assinatura do acordo ocorreu no dia 25 de março na Dinapec, uma feira tecnológica, realizada de 24 a 26 de março de 2025, em Campo Grande (MS). O Sicoob também foi patrocinador oficial do evento e participará do primeiro Fórum Pré-COP 30, que abordará a Sustentabilidade da Produção de Bovinos no Brasil, demostrando que o tema é uma parte essencial de sua identidade.

LEIA TAMBÉM  Mercado reduz previsão para o PIB e inflação

Sobre o BPA

As Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos e Bubalinos de Corte (BPA) referem-se a um conjunto de normas e de procedimentos a serem observados pelos produtores rurais, que além de tornar os sistemas de produção mais rentáveis e competitivos, asseguram também a oferta de alimentos seguros, oriundos de sistemas de produção sustentáveis.

Por meio do programa, o produtor rural poderá identificar e controlar os diversos fatores, que influenciam a produção, contribuindo para o aumento do desfrute do rebanho e na redução das perdas. Isso resulta em sistemas de produção mais competitivos, mediante a consolidação do mercado interno e a ampliação das possibilidades de conquista de novos mercados que valorizam a carne e o couro de alta qualidade.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Cresol Aliança inaugura sua 15ª agência, a Cresol Conecta

Estrutura apresenta tecnologia e inovação, no centro administrativo, em Chapecó

Governo brasileiro espera ser poupado de tarifaço de Trump

O governo brasileiro espera ser poupado do tarifaço prometido pelo presidente dos Estados Unidos...

Brasil recupera 25 fósseis de insetos que seriam vendidos no exterior

O Brasil recuperou 25 fósseis de insetos originários da Chapada do Araripe, sítio paleontológico no...

Guarda Municipal recupera motocicleta furtada, em área isolada

Na manhã do último sábado (29), agentes da Guarda Municipal localizaram e recuperaram uma...
error: Este conteúdo é protegido !!