sexta-feira, 11 abril, 2025

Comércio de SC mantém tendência de alta e cresce 7,2% em outubro

Compartilhe essa notícia:

O volume de vendas do comércio varejista de Santa Catarina registrou alta de 7,2% em outubro na comparação com o mesmo período do ano passado. Com a elevação, a taxa de crescimento acumulada do ano subiu para 4,2% no comércio varejista e no comércio varejista ampliado, que inclui mais produtos, o crescimento em 2024 é de 7,9%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta 12.

Enquanto o comércio varejista do Brasil registra elevação de 6,5%, no estado o crescimento foi de 7,2%. Já no acumulado do ano, a média brasileira do comércio varejista ficou maior do que a catarinense. No entanto, no varejo ampliado o crescimento de Santa Catarina é de 7,9%, contra 4,9% da média nacional com o desempenho positivo no varejo ampliado é puxado pelo setor de veículos e peças (+20%) e de atacados (+6,5%).

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, vê o crescimento com otimismo. “Dos 14 segmentos analisados no comércio ampliado, 11 registram elevação ao longo de 2024 e apenas três oscilaram negativamente. Nosso comércio está com bom desempenho e ainda teremos os resultados de Natal bem como de Ano-Novo, quando o setor fica aquecido. Além da movimentação econômica, Santa Catarina ganha muito com a geração de empregos do setor”, analisou.

A maioria dos segmentos do comércio catarinense registra crescimento de vendas entre janeiro e outubro de 2024. O setor de móveis e eletrodomésticos, por exemplo, soma alta de 10,5%. Já a venda de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos cresceu um pouco mais, 12,8%. Segmentos como supermercados, com alta de 5%, e equipamentos de informática e de escritório, com variação de 5,5%, também têm saldo positivo.

LEIA TAMBÉM  Metade dos brasileiros sofreu fraude em 2024, diz Serasa Experian

O governador Jorginho Mello (PL) vê como boa oportunidade de investimento no Estado à melhoria no consumo das famílias catarinenses “A população no estado está empregada e por isso tá podendo gastar mais. As pessoas estão conseguindo equipar a casa, ter o carro. Isso só faz a nossa economia girar e crescer. E a gente vai continuar trabalhando pra atrair mais investimentos e a gerar mais oportunidades em Santa Catarina”.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Dólar sobe para R$ 5,83 após retaliação da China a tarifas de Trump

Em um dia agitado em todo o mercado financeiro global, o dólar teve a maior...

Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas

O governo federal deve enviar ao Congresso Nacional, ainda neste semestre, um projeto de...

MPSC denuncia empresário por sonegação milionária em Chapecó

A 6ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó, com atuação regional no combate...

Governo e Turma da Mônica lançam gibi sobre idosos

revista em quadrinhos “Turma da Mônica em: Intergeracionalidade” narra a história de Xabéu, irmã...
error: Este conteúdo é protegido !!