quinta-feira, 21 agosto, 2025

Comércio de SC mantém tendência de alta e cresce 7,2% em outubro

Compartilhe essa notícia:

O volume de vendas do comércio varejista de Santa Catarina registrou alta de 7,2% em outubro na comparação com o mesmo período do ano passado. Com a elevação, a taxa de crescimento acumulada do ano subiu para 4,2% no comércio varejista e no comércio varejista ampliado, que inclui mais produtos, o crescimento em 2024 é de 7,9%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta 12.

Enquanto o comércio varejista do Brasil registra elevação de 6,5%, no estado o crescimento foi de 7,2%. Já no acumulado do ano, a média brasileira do comércio varejista ficou maior do que a catarinense. No entanto, no varejo ampliado o crescimento de Santa Catarina é de 7,9%, contra 4,9% da média nacional com o desempenho positivo no varejo ampliado é puxado pelo setor de veículos e peças (+20%) e de atacados (+6,5%).

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, vê o crescimento com otimismo. “Dos 14 segmentos analisados no comércio ampliado, 11 registram elevação ao longo de 2024 e apenas três oscilaram negativamente. Nosso comércio está com bom desempenho e ainda teremos os resultados de Natal bem como de Ano-Novo, quando o setor fica aquecido. Além da movimentação econômica, Santa Catarina ganha muito com a geração de empregos do setor”, analisou.

A maioria dos segmentos do comércio catarinense registra crescimento de vendas entre janeiro e outubro de 2024. O setor de móveis e eletrodomésticos, por exemplo, soma alta de 10,5%. Já a venda de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos cresceu um pouco mais, 12,8%. Segmentos como supermercados, com alta de 5%, e equipamentos de informática e de escritório, com variação de 5,5%, também têm saldo positivo.

LEIA TAMBÉM  Custo do Cesto Básico em Chapecó recua em agosto e exige 1,765 salários-mínimos

O governador Jorginho Mello (PL) vê como boa oportunidade de investimento no Estado à melhoria no consumo das famílias catarinenses “A população no estado está empregada e por isso tá podendo gastar mais. As pessoas estão conseguindo equipar a casa, ter o carro. Isso só faz a nossa economia girar e crescer. E a gente vai continuar trabalhando pra atrair mais investimentos e a gerar mais oportunidades em Santa Catarina”.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Mulher fica gravemente ferida após ser atropelada por caminhão no centro de Chapecó

Na manhã de 18 de agosto de 2025, uma mulher sofreu um grave atropelamento...

Homem é detido após disparos de arma de fogo durante festa em Chapecó

Um homem de 60 anos foi detido na noite de sábado (16), após efetuar...

Tráfico de drogas é flagrado pela PM no bairro São Pedro, em Chapecó

A Polícia Militar flagrou uma ocorrência de tráfico de drogas na Rua Sônia Zani,...

Torcida recorde para uma partida de festa

Time subiu uma posição e se firmaram na terceira colocação da Série B, com 37 pontos, em 22 jogos